Concurso TRANSPETRO: Profissional de Nível Superior Júnior com Ênfase em Análise Ambiental

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  • Seu futuro professor é um dos principais nomes da área ambiental do Brasil e qualificadíssimo para ministrar este curso.

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Descrição

PROFESSORES

Andre Socrates
Saiba mais sobre esse professor

Professor André Sócrates

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília
Há 13 anos trabalhando na área ambiental, André Sócrates ocupou cargos de Coordenador, Coordenador-Geral e Diretor Substituto do IBAMA. Nos dois primeiros anos como analista ambiental, trabalhou com avaliação e aprovação de planos de manejo florestais sustentáveis, projetos de recuperação de áreas degradadas, além de participar da equipe de analistas que auxiliou a implantação do sistema inteligência ambiental brasileiro. Nos cargos de direção, liderou equipes multidisciplinares de complexidade e escala diversas na implementação bem sucedida de programas relacionados à conservação da biodiversidade. Além disso, assessorou Ministros de Meio Ambiente, presidentes e diretores do IBAMA. Desenvolveu, implantou e gerenciou o principal sistema de controle e licenciamento de atividades florestais, o SINAFLOR. Por 1 ano, foi o coordenador de todas as atividades de recuperação das áreas impactadas pelo desastre de Mariana. Hoje é responsável pela agenda de Mata Atlântica do IBAMA e se dedica a compartilhar com seus alunos sua experiência adquirida.
Professor Bruno Bernardo

Professor Bruno Bernardo

Professor Doutor em Engenharia Ambiental
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012), Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) na área de Recursos Hídricos, e Pós-Doutorado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Já foi professor de ensino superior da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em disciplinas da Engenharia Ambiental e Engenharia Civil em alguns semestres entre 2019 e 2021. Atualmente professor de curso preparatório para concursos “Sobre Meio Ambiente”, e com experiência em recursos hídricos, hidrologia, hidrossedimentologia, hidráulica, resíduos sólidos, dentre outros.

CONTEÚDO DO CURSO

TRANSPETRO - PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR JÚNIOR COM ÊNFASE EM ANÁLISE AMBIENTAL:
  • Aula 1 Disponível
    Interpretação de Textos
  • Aula 2 Disponível
    Uso de argumentos: Identificação de elementos no texto
  • Aula 3 Disponível
    Significado contextual de palavras
  • Aula 1 Disponível
    Coesão referencial
  • Aula 2 Disponível
    Pronomes – Referenciação
  • Aula 3 Disponível
    Coerência
  • Aula 4 Disponível
    Referenciação – Exercício I
  • Aula 5 Disponível
    Referenciação – Exercício II
  • Aula 6 Disponível
    Coerência – Exercício I
  • Aula 7 Disponível
    Coerência – Exercício II
  • Aula 01 Disponível
    Significação das Palavras: Denotação e Conotação
  • Aula 1 Disponível
    Estrutura das palavras
  • Aula 2 Disponível
    Morfologia de classes de palavras
  • Aula 3 Disponível
    Morfologia (parte 1) – Em PDF
  • Aula 4 Disponível
    Colocação pronominal
  • Sintaxe do período composto Disponível
    Orações coordenadas
  • Sintaxe do período composto Disponível
    Orações Subordinadas Substantivas
  • Sintaxe do período composto Disponível
    Orações Subordinadas Adjetivas
  • Sintaxe do período composto Disponível
    Orações Subordinadas Adverbiais
  • Aula 1 Disponível
    Pontuação para concursos
  • Aula 1 Disponível
    Concordância e Regência Verbal e Nominal
  • Aula 1 Disponível
    Emprego do sinal indicativo de crase
  • Aula 1 Disponível
    Compreensão de texto escrito em língua inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
  • Aula 1 Disponível
    Noções sobre ecologia
  • Aula 2 Disponível
    Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots (áreas de alta biodiversidade) e centros de endemismos. #1
  • Aula 3 Disponível
    Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots (áreas de alta biodiversidade) e centros de endemismos. #2
  • Aula 4 Disponível
    Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots (áreas de alta biodiversidade) e centros de endemismos. #3
  • Aula 5 Disponível
    Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots (áreas de alta biodiversidade) e centros de endemismos. #4
  • Aula 6 Disponível
    Conservação e Manejo de populações e de metapopulações “in situ” e “ex situ”; Introduções Indesejadas de Animais Exóticos ou Alóctones e seus efeitos sobre populações e comunidades em ambientes naturais; Estratégias para conservação da diversidade biológica.
  • Aula 7 Disponível
    Ciclos Biogeoquímicos
  • Aula 8 Disponível
    Ciclos Biogeoquímicos – E-book
  • Aula 9 Disponível
    Planejamento ambiental, planejamento territorial, vocação e uso do solo
  • Aula 10 Disponível
    Desenvolvimento econômico do país e conservação da biodiversidade dos biomas brasileiros: Conservação de recursos naturais e serviços ambientais
  • Aula 1 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #01
  • Aula 2 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #02
  • Aula 3 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #03
  • Aula 4 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #04
  • Aula 5 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #05
  • Aula 6 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #06
  • Aula 7 Disponível
    Exercício de Fixação
  • Aula 8 Disponível
    SISTEMA NACIONAL DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
  • Aula 1 Disponível
    Biodiversidade conhecida e desconhecida no Brasil – (Política Nacional da Biodiversidade E Decreto 4.339/2002)
  • Aula 1 Disponível
    Convenção Internacional sobre o Comércio das Espécies da Fauna e Flora em Perigo de Extinção (CITES) – Decreto 3.607/2000
  • Aula 1 Disponível
    Agenda 21 Brasileira – PDF
  • Aula 2 Disponível
    Agenda 2030 – Em PDF
  • Aula 3 Disponível
    Noções de Economia Ambiental: Fundamentos teóricos e metodológicos da valoração econômica do meio ambiente.
  • Aula 4 Disponível
    Noções de Economia Ambiental – Exercícios
  • Aula 5 Disponível
    Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)
  • Aula 6 Disponível
    Zoneamento Ecológico-Econômico #01
  • Aula 7 Disponível
    Zoneamento Ecológico-Econômico #02
  • Aula 8 Disponível
    Zoneamento Ecológico-Econômico #03
  • Aula 9 Disponível
    Zoneamento Ecológico-Econômico #04
  • Aula 1 Disponível
    A água na natureza; Propriedades da água; e Usos da água
  • Aula 2 Disponível
    Requisitos de qualidade; Fontes de poluição das águas.
  • Aula 3 Disponível
    Parâmetros de qualidade de água.
  • Aula 4 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – Fundamentos, objetivos, instrumentos, diretrizes gerais e planos de recursos hídricos
  • Aula 5 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – Instrumentos, planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos hídricos
  • Aula 6 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – Outorga
  • Aula 7 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – Cobrança, SIRH, SNGRH,Conselho Nacional de Recursos Hídricos
  • Aula 8 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – Comitês de bacias hidrográficas e agências de águas
  • Aula 9 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – Exercícios de Revisão
  • Aula 10 Disponível
    Política Nacional de Recursos Hídricos – e-Book
  • Aula 11 Disponível
    Bacia hidrográfica
  • Aula 1 Disponível
    Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos)
  • Aula 2 Disponível
    Exercício de Revisão
  • Aula 3 Disponível
    POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS- E-book
  • Aula 1 Disponível
    Poluição Atmosférica – Resolução CONAMA nº 5/1989 (Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar)
  • Aula 2 Disponível
    Camada de ozônio. Contaminantes atmosféricos.
  • Aula 3 Disponível
    Aquecimento Global
  • Aula 4 Disponível
    Compostos químicos tóxicos: agrotóxicos, bifenilas policloradas, dioxinas, furanos, metais pesados, natureza dos resíduos perigosos.
  • Aula 1 Disponível
    Política Nacional sobre Mudança do Clima 1 (gases de efeito estufa, adaptação, mitigação, efeitos adversos da mudança do clima, emissões, Fonte, Sumidouro, princípios e objetivos)
  • Aula 2 Disponível
    Política Nacional sobre Mudança do Clima 2 (instrumentos e instrumentos institucionais)
  • Aula 3 Disponível
    Política Nacional Mudanças do Clima 4 (Exercícios)
  • Aula 4 Disponível
    Política Nacional Sobre mudança do Clima 3 (Fundo Nacional sobre mudança do Clima)
  • Aula 5 Disponível
    Política Nacional sobre Mudança do Clima – E-book
  • Aula 6 Disponível
    Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas
  • Aula 1 Disponível
    Análise, avaliação e gerenciamento de riscos
  • Aula 2 Disponível
    Análise, avaliação e gerenciamento de riscos
  • Aula 1 Disponível
    Biorremediação
  • Aula 2 Disponível
    Resolução CONAMA nº 463/2014 (controle ambiental de produtos destinados à remediação)
  • Aula 3 Disponível
    Resolução CONAMA nº 472/2015 (uso de dispersantes químicos em incidentes de poluição por óleo no mar)
  • Aula 4 Disponível
    Áreas Contaminadas
  • Aula 5 Disponível
    Áreas contaminadas (recuperação e remediação de áreas contaminadas)
  • Aula 4 Disponível
    Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #01
  • Aula 5 Disponível
    Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #02
  • Aula 6 Disponível
    Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #03
  • Aula 7 Disponível
    Conama nº 237/97 – Exercícios Resolvidos #04
  • Aula 8 Disponível
    CONAMA 237/97 – E-book
  • Aula 1 Disponível
    ISO 14001:2015
  • Aula 2 Disponível
    ISO 14001:2015
  • Aula 3 Disponível
    PDF
  • Aula 4 Disponível
    NBR ISO 14.004:2018
  • Aula 5 Disponível
    NBR ISO 14.031:2015
  • Aula 6 Disponível
    NBR ISO 19011:2018 (diretrizes para auditoria de sistema de gestão)
  • Aula 1 Disponível
    1 Meio ambiente na Constituição Federal de 1988
  • Aula 2 Disponível
    Exercícios de Revisão de Princípios Ambientais
  • Aula 3 Disponível
    MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO – E-Book
  • Aula 4 Disponível
    Lei Complementar nº 140/2011 (Competências ambientais) 1
  • Aula 5 Disponível
    Lei Complementar nº 140/2011 (Competências ambientais) 2
  • Aula 6 Disponível
    Lei Complementar nº 140/2011 (Competências ambientais) 3
  • Aula 7 Disponível
    Lei Complementar nº 140/2011 (Competências ambientais) 4
  • Aula 8 Disponível
    LEI COMPLEMENTAR 140/11
  • Aula 1 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa Lei 12.651/2012 1 (conceitos)
  • Aula 2 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012) 2 (Cont.. conceitos e princípios)
  • Aula 3 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012) 3 (APP)
  • Aula 4 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012) 4 (APP parte 2)
  • Aula 5 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa 5 (Reserva Legal parte 1) (Lei 12.651/2012)
  • Aula 6 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa 6 (Reserva Legal parte 2) (Lei 12.651/2012)
  • Aula 7 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa 7 (Reserva Legal parte 3) (Lei 12.651/2012)
  • Aula 8 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Áreas Verdes urbanas, Supressão, Reposição Florestal ) (Lei 12.651/2012) #08
  • Aula 9 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Cadastro Ambiental Rural e Controle do Desmatamento) (Lei 12.651/2012) #09
  • Aula 10 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Exploração Florestal e Plano de Suprimento Sustentável-PSS) (Lei 12.651/2012) #10
  • Aula 11 Disponível
    Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Controle da Origem dos Produtos Florestais) (Lei 12.651/2012) #11
  • Aula 12 Disponível
    Lei de proteção da Vegetação Nativa -Lei 12651_2012 (uso do fogo e controle de incêndios e Pagamento por Serviço Ambiental – PSA ) #12
  • Aula 13 Disponível
    Lei de proteção da Vegetação Nativa -Lei 12651_2012 (Compensação, Incentivos, CRA e Agricultura familiar ) #13
  • Aula 14 Disponível
    Lei de proteção da Vegetação Nativa -Lei 12651_2012 (Programa de Regularização Ambiental – PRA e Áreas Consolidadas em APP ) #14
  • Aula 15 Disponível
    Lei de proteção da Vegetação Nativa -Lei 12651_2012 (Áreas Consolidadas em Reserva Legal e Exercícios Finais ) #15
  • Aula 16 Disponível
    Exercícios
  • Aula 1 Disponível
    Política Nacional de Meio Ambiente
  • Aula 2 Disponível
    Fundo Nacional de Meio Ambiente
  • Aula 3 Disponível
    Exercícios de Revisão
  • Aula 4 Disponível
    Política Nacional de Meio Ambiente – E-Book
  • Aula 1 Disponível
    Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998)
  • Aula 2 Disponível
    EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
  • Aula 3 Disponível
    E-BOOK – LEI DE CRIMES AMBIENTAIS
  • Aula 1 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #01
  • Aula 2 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #02
  • Aula 3 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #03
  • Aula 4 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #04
  • Aula 5 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #05
  • Aula 6 Disponível
    Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) #06
  • Aula 7 Disponível
    Exercício de Fixação
  • Aula 8 Disponível
    SISTEMA NACIONAL DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
  • Aula 1 Disponível
    Lei nº 9.966/2000 (poluição causada por óleo)
  • Aula 2 Disponível
    Lei nº 9.966/2000 (poluição causada por óleo)
  • Aula 1 Disponível
    Fundamentos, objetivos, instrumentos, diretrizes gerais e planos de recursos hídricos
  • Aula 2 Disponível
    Instrumentos, planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos hídricos
  • Aula 3 Disponível
    Outorga
  • Aula 4 Disponível
    Cobrança, SIRH, SNGRH,Conselho Nacional de Recursos Hídricos
  • Aula 5 Disponível
    Comitês de bacias hidrográficas e agências de águas
  • Aula 6 Disponível
    Exercícios de Revisão
  • Aula 7 Disponível
    e-Book
  • Aula 1 Disponível
    Conceitos e Princípios fundamentais
  • Aula 2 Disponível
    Titularidade
  • Aula 3 Disponível
    Prestação regionalizada, planejamento e regulação
  • Aula 4 Disponível
    Aspectos sociais, econômicos e técnicos
  • Aula 5 Disponível
    Política Federal de Saneamento Básico
  • Aula 6 Disponível
    Questões
  • Aula 1 Disponível
    Política Nacional sobre Mudança do Clima
  • Aula 2 Em Breve
    Fundo Nacional de Mudança do Clima
  • Aula 3 Disponível
    Política Nacional de Mudanças do Clima (PNMC) – E-book
  • Aula 1 Disponível
    Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos)
  • Aula 2 Disponível
    Exercício de Revisão
  • Aula 3 Disponível
    POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS- E-book
  • Aula 1 Disponível
    Resolução Conama 01/1986 – Impactos Ambientais (conceito, positivo, negativo, direto, indireto, local, regional, estratégico, imediato, médio e longo prazo, temporário e permanente) e exercícios.
  • Aula 2 Disponível
    Resolução Conama 01/1986 – Estudo de Impacto Ambiental – Conama 01/1986 – Estudo de Impactos Ambientais – EIA (fundamento, diretrizes gerais, atividades técnicas, conceito licenciamento Ambiental, atividades modificadoras do meio ambiente e audiências públicas)
  • Aula 3 Disponível
    Resolução Conama 01/1986 – Estudo de Impacto Ambiental -Conama 01/1986 – Relatório de Impacto Ambiental (conceitos e conteúdo) e exercícios EIA/RIMA.
  • Aula 4 Disponível
    Exercício de Fixação
  • Aula 5 Disponível
    CONAMA 01/86 – E-book
  • Aula 6 Disponível
    Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #01
  • Aula 7 Disponível
    Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #02
  • Aula 8 Disponível
    Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #03
  • Aula 9 Disponível
    Conama nº 237/97 – Exercícios Resolvidos #04
  • Aula 10 Disponível
    CONAMA 237/97 – E-book
  • Aula 1 Disponível
    Resolução CONAMA 009/1987 (Audiências Públicas)
  • Aula 2 Disponível
    Resolução CONAMA 428/2010 e suas alterações (Autorização para licenciamento em UC) – Em PDF
  • Aula 3 Disponível
    Padrões de qualidade de água (CONAMA 357, 430, 396 e padrão de potabilidade)
  • Aula 5 Disponível
    Áreas contaminadas (recuperação e remediação de áreas contaminadas)
  • Aula 6 Disponível
    Resolução CONAMA 491/18 (Padrões de qualidade do ar) – Em PDF
  • Aula 3 Disponível
    Resolução CONAMA nº 472/2015 (Uso de dispersantes químicos em acidentes de poluição por óleo no mar).

Este curso inclui

Este curso NÃO inclui