LÍNGUA PORTUGUESA
1. Interpretação e Compreensão de texto.
DISPONÍVEL
2. Organização estrutural dos textos.
DISPONÍVEL
3. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade.
DISPONÍVEL
4. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo.
DISPONÍVEL
5. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo.
DISPONÍVEL
11. Pontuação e sinais gráficos.
DISPONÍVEL
12. Organização sintática das frases: termos e orações.
DISPONÍVEL
16. Funções da linguagem.
DISPONÍVEL
18. Estrutura e formação de palavras.
DISPONÍVEL
19. Formas de abreviação.
DISPONÍVEL
20. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores.
DISPONÍVEL
21. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos.
DISPONÍVEL
25. Ortografia e acentuação gráfica.
DISPONÍVEL
SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES – SEI
Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI).
DISPONÍVEL
LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL E LEI COMPLEMENTAR N° 840/2011 (REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES DO DISTRITO FEDERAL)
Aula 1 – 1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Organização do Distrito Federal. 1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal.
DISPONÍVEL
Direito Administrativo
Noções de organização administrativa
DISPONÍVEL
Ato administrativo
DISPONÍVEL
Agentes públicos.
DISPONÍVEL
Legislação pertinente
DISPONÍVEL
Lei nº 8.112/1990 e suas alterações;
DISPONÍVEL
Poderes administrativos
DISPONÍVEL
Controle da Administração Pública;
DISPONÍVEL
Responsabilidade civil do Estado
DISPONÍVEL
Regime jurídico‐administrativo;
DISPONÍVEL
Direito Constitucional
Poder constituinte.
DISPONÍVEL
Fundamentos constitucionais dos direitos e deveres fundamentais.
DISPONÍVEL
Poder Executivo.
DISPONÍVEL
Defesa do Estado e das instituições democráticas
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 1 CONCEITOS INTRODUTÓRIOS. 1.1 FUNDAMENTOS DA CARTOGRAFIA: ESCALA, SISTEMAS DE COORDENADAS, GEORREFERENCIAMENTO, CONFECÇÃO DE MAPAS BÁSICOS E BASES CARTOGRÁFICAS DIGITAIS. 1.2 SISTEMAS DE REFERÊNCIA EM USO E USADOS NO BRASIL. 1.3 TIPOS DE COORDENADAS E CONVERSÕES. 2 SISTEMAS DE GEOINFORMAÇÕES (SIG). 2.1 CONCEITOS BÁSICOS DE SIG (TIPOS DE DADOS, COMPATIBILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE DADOS CARTOGRÁFICOS, METADADOS). 3 NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO.
Cartografia Básica
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 4 ECOSSISTEMAS BRASILEIROS. 5 CADEIA E TEIAS ALIMENTARES. 6 SUCESSÕES ECOLÓGICAS E FLUXO DE ENERGIA. 7 FRAGMENTAÇÃO, EFEITO DE BORDA E PERDA DE BIODIVERSIDADE. 8 CORREDORES ECOLÓGICOS. 8 ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO DE HABITATS E DE ESPÉCIES. 9 INTRODUÇÕES INDESEJADAS DE ANIMAIS EXÓTICOS OU ALÓCTONES E SEUS EFEITOS SOBRE POPULAÇÕES E COMUNIDADES EM AMBIENTES NATURAIS.
Ecossistemas Brasileiros
DISPONÍVEL
Corredores ecológicos, dispersão de fauna e flora e trocas genéticas.
DISPONÍVEL
Introduções indesejadas de animais exóticos ou alóctones e seus efeitos sobre população e comunidades em ambientes naturais.
DISPONÍVEL
Cadeias e Teias alimentares
DISPONÍVEL
Sucessões ecológicas e Fluxo de energia
DISPONÍVEL
Fragmentação, efeito de borda e perda de biodiversidade
DISPONÍVEL
Fitofisionomias do Cerrado
DISPONÍVEL
Análise, avaliação e gerenciamento de riscos
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 10 ESTRATÉGIAS PARA CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA: HOTSPOTS (ÁREAS DE ALTA BIODIVERSIDADE) E CENTROS DE ENDEMISMOS.
Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots e centros de endemismos.
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 11 ESTRUTURA DE POPULAÇÕES E MANEJO SUSTENTÁVEL DE FAUNA NA NATUREZA E EM SEMILIBERDADE
Estrutura de populações e Manejo sustentável de fauna na natureza e em semiliberdade
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 12 NOÇÕES DE FITOSSOCIOLOGIA E FITOGEOGRAFIA
Noções de Limnologia: Eutrofização e Dinâmica de lagos e reservatórios. Controle da poluição.
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 14 CLASSIFICAÇÃO E TAXONOMIA ANIMAL E VEGETAL
Classificação e taxonomia animal e vegetal
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 15 BIOMAS BRASILEIRO E FITOFISIONOMAS DO CERRADO. 16 FATORES BIOLÓGICOS DETERMINANTES DERISCOS DE EXTINÇÃO. 18. BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO (CITES)
Biomas Brasileiros
DISPONÍVEL
Fatores biológicos determinantes de risco de extinção
DISPONÍVEL
Biologia da Conservação (CITES); Decreto 3.607/2000 – Cites
DISPONÍVEL
Fitofisionomias do Cerrado
DISPONÍVEL
PAISAGEM, ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE – 19 DENDROMETRIA E INVENTÁRIO FLORESTAL MADEIREIRO E NÃO MADEIREIRO. 20 MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL. 21 DESMATAMENTO, CORTE SELETIVO.
Dendrometria e inventário florestal: Conceitos, práticas e técnicas de manejo florestal madeireiro e não-madeireiro (volumetria)
DISPONÍVEL
Dendrometria e inventário florestal: Conceitos, práticas e técnicas de manejo florestal madeireiro e não-madeireiro (Inventário Florestal)
DISPONÍVEL
GEOLOGIA, GEOMORFOLOGIA, PEDOLOGIA E MINERAÇÃO – 3 INTEMPERISMO E EROSÃO. 8 NOÇÕES DE PEDOLOGIA
Noções de pedologia (Solos)
DISPONÍVEL
RECURSOS HÍDRICOS, MONITORAMENTO AMBIENTAL E AQUICULTURA E PESCA – 1 USO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. 2 NOÇÕES DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA. 3 NOÇÕES DE HIDROLOGIA. 4 MANEJO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. 7 CONTAMINAÇÃO DE SOLO E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. 11 ÁREAS CONTAMINADAS. 11.1 CONTAMINAÇÃO DE CORPOS HÍDRICOS E AQUÍFEROS. 11.2 CONTAMINAÇÃO DE SOLOS.
A água na natureza; Propriedades da água; e Usos da água
DISPONÍVEL
Requisitos de qualidade; Fontes de poluição das águas.
DISPONÍVEL
Parâmetros de qualidade de água.
DISPONÍVEL
CONAMA 357/2005 e 397/08 – Classificação dos corpos d’água e padrões de lançamento de efluentes.
DISPONÍVEL
Autodepuração dos cursos d’água.
DISPONÍVEL
Eutrofização. Dinâmica de lagos e reservatórios. Controle da poluição.
DISPONÍVEL
Caracterização quantitativa e qualitativa de águas residuárias; e 2.12. Operações e processos unitários de tratamento de águas residuárias.2.13. Tecnologias e sistemas de tratamento de águas res
DISPONÍVEL
Bacia hidrográfica.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Plano Safra e políticas relacionadas
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária (Lei nº 14.515/2022) – Em PDF
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais – CIVP (Decreto nº 5.759/2006).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964 e alterações); e Sistema Nacional de Cadastro Rural (Lei nº 5.868/1972 e alterações).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal (Lei nº 11.952/2009 e alterações)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Políticas dos Povos Tradicionais: Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto nº 6.040/2007). PNGATI (Decreto nº 7.747/2012) Demarcação das terras indígenas (Decreto nº 1.775/1996). Identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos (Decreto nº 4.887/2003)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Lei de crimes ambientais (Lei nº 9.605/1998 e alterações).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Solos; Tipos de Solos; Classes de Capacidade de Uso; Manejo e Conservação dos Solos; Aptidão agrícola das terras; preparo do solo; redistribuição, conservação e correção do solo; manejo sustentável do solo.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Hidrologia, Meteorologia e Condições Climáticas: ciclo hidrológico e balanço hídrico; águas superficiais, subterrâneas e de chuva.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Fitopatologia; Pragas quarentenárias e não quarentenárias regulamentadas; Área Livre de Pragas (ALP) e Área de Baixa Prevalência de Pragas (ABPP); Áreas de baixa prevalência de pragas. Áreas livres de pragas; Sistemas de manejo de riscos (Sistema Approach); Análise de Risco de Pragas.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Cartografia, Geodésia, Geoprocessamento, Sistema de informação geográfica (SIG), Modelagem e estatística de dados georreferenciados: Fundamentos da Topografia, técnicas de levantamento topográfico e geodésico. Sistemas Geodésicos de Referência.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Práticas de conservação do solo e prevenção da erosão; Manejo de nutrientes, uso e aplicação de fertilizantes; Fertilidade dos Solos; Calagem e Adubação – Em PDF; Agroecologia, agricultura de conservação e agricultura orgânica; Agricultura Orgânica; Emissão de Receituário Agronômico
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Gestão e conservação das águas, Açudes, Irrigação e Drenagem: Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997 e alterações); uso sustentável da água, proteção de recursos hídricos e ecossistemas aquáticos, manejo de bacias hidrográficas, usos prioritários da água e dessedentação de animais; Ecossistemas aquáticos; e Bacias Hidrográficas
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Licenciamento ambiental de atividades rurais; Avaliação de impactos ambientais dos sistemas de produção do campo
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Certificação e Rotulagem de Produtos Agroecológicos; Sistemas de certificação orgânica e agroecológica; e Rastreabilidade e transparência na produção de alimentos.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Decreto nº 5.741/2006 e alterações), Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal (Lei nº 1.283/1950 e alterações, Lei nº 7.889/1989 e alterações e Decreto nº 9.013/2017 e alterações).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Mudança do clima, adaptação e mitigação no meio rural; Acordo de Paris sob a Convenção-QUADROS das Nações Unidas sobre Mudança do Clima; Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC (Lei nº 12.187/2009); Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.114/2009 e alterações); soluções baseadas na natureza; ferramentas de adaptação das atividades rurais às mudanças climáticas; mercado de carbono.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Zoneamento Ecológico-Econômico; Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil – ZEE (Decreto nº 4.297/2002 e alterações); Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Decreto nº 9.841/2019)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Extensão Rural; e Noções de empreendedorismo
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Agrometeorologia
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Desenvolvimento Rural
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO AGRÔNOMO – Manejo integrado de pragas; Principais pragas das culturas comerciais do Brasil
DISPONÍVEL
ENGENHARIA AMBIENTAL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Artigos 23 (competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios), 170 (Princípios Gerais da Atividade Econômica), 225 (Meio Ambiente), e 231 (reconhecimento do direito dos indígenas a sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupadas por eles) da Constituição Federal de 1988
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Arcabouço jurídico e constitucional – Princípios de Direito Ambiental; Meio Ambiente na Constituição Federal; Lei da cooperação federativa em matéria ambiental (Lei Complementar nº 140/2011).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Poluição causada por óleo (Lei nº 9.966/2000).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei nº 9.985/2000).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei nº 12.651/2012)
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Acesso a Recursos Genéticos (Lei nº 13.123/2015).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais (Lei nº 14.119/2021).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.167/1965)
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Bolsa verde. Lei nº 12.512/2011. Decreto nº 7.572/2011. Decreto nº 11.635/2023
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010) – Em PDF
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei nº 13.153/2015).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Reutilização, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos. Lei nº 14.260/2021
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001)
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Política Nacional de Desenvolvimento Regional (Decreto nº 9.810/2019) – Revogada pela Decreto n° 11.962/2024
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Zoneamento Ecológico-Econômico; Programa de Zoneamento Ecológico- Econômico (concepção geral, fundamentos conceituais e crédito rural). Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil – ZEE (Decreto nº 4.297/2002 e alterações); Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Decreto nº 9.841/2019)
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Programa Nacional de Logística Reversa. Planos de Resíduos Sólidos. Decreto n.° 11.043/2022
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental: Conceito, finalidades e aplicação. Procedimentos para o licenciamento ambiental. enquadramento, licenças, competências, estudos ambientais, análise técnica. Avaliação de impactos ambientais. Principais metodologias e aplicação. EIA/RIMA: critérios para sua exigência, finalidade.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Prevenção, controle e monitoramento da poluição ambiental no ar, no solo e na água e respectivas resoluções Conama. 2 Gestão da qualidade ambiental do ar, do solo e da água e respectivas resoluções Conama. Resoluções Conama nº 5/1989 e nº 491/2018
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Convenção de Minamata sobre Mercúrio. Decreto n.° 9.470/2018
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Passivos ambientais e áreas contaminadas. Resolução Conama nº 420/2009
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Pneumáticos. Resolução CONAMA nº 416/2009. Pilhas e baterias. Resolução CONAMA nº 401/2008. Óleos lubrificantes usados ou contaminados. Resoluções CONAMA nº 362/2005 e nº 450/2012.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Convenção de Basileia sobre o Controle do Movimento Transfronteiriço de Resíduos Perigosos e seu Depósito. Decreto nº 4.581/2003 e Resolução CONAMA nº 452/2012. Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes. Decreto nº 5.472/2005. Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado. Decreto nº 5.360/2005.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Ações de mitigação da mudança do clima e Adaptação aos efeitos da mudança do clima. Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, seu Protocolo de Quioto, Acordo de Paris e demais conferências das partes. Política Nacional sobre Mudança do Clima, Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Mercado de carbono, Financiamento climático e Cenários econômicos de baixo carbono (oportunidades econômicas da mudança do clima). Transição energética justa. Prevenção de riscos e desastres
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Gestão das substâncias químicas. Avaliação de riscos e impactos ambientais. Avaliação do potencial de periculosidade ambiental de agrotóxicos e afins.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Planejamento e ordenamento territorial municipal
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Proteção de mananciais e de áreas de preservação permanente em áreas urbanas consolidadas
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Recuperação ambiental de áreas verdes urbanas e periurbanas
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Cidades e Construções Sustentáveis
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Medidas de adaptação das cidades à mudanças do clima
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Gestão de áreas de risco e áreas sensíveis
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Soluções baseadas na natureza nas zonas urbana e periurbana.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Agricultura urbana e periurbana.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Soluções tecnológicas inovadoras com vistas à geração e uso de energias limpas
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Instrumentos econômicos para a proteção ambiental: Incentivos fiscais, tributários e creditícios. Contabilidade e valoração econômica dos recursos naturais e remuneração dos serviços ambientais. Desenvolvimento de ecomercados e negócios sustentáveis. Contas ambientais. Ecoeficiência e produção sustentável. Pagamento por serviços ambientais.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Cidadania ambiental e Consumo sustentável
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Sensoriamento Remoto. Noções Básicas de Cartografia, escala, sistemas de coordenadas, projeção cartográfica Sistema Global de Posicionamento Por Satélites Artificiais.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Produtos de baixa periculosidade: bioquímicos, semioquímicos, microbiológicos e agentes biológicos de controle. Avaliação de risco ecológico de agrotóxicos. Produtos preservativos de madeira: Lei nº 4.797/1965. Portaria Interministerial nº 292/1989 (Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde e Ministério do Interior).
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Camada de ozônio. Contaminantes atmosféricos. Aquecimento global. Compostos químicos tóxicos: agrotóxicos, bifenilas policloradas, dioxinas, furanos, metais pesados, natureza dos resíduos perigosos.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Compartimentos ambientais. Ciclos biogeoquímicos. Transporte, distribuição e transformação de agentes químicos no meio ambiente. Bioacumulação e biomagnificação. Depuração ambiental. Testes ecotoxicológicos.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Hidrologia. Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Balanço hídrico. Escoamento superficial e subterrâneo.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Gerenciamento de recursos hídricos. Demanda e disponibilidade hídricas. Qualidade da água: parâmetros, requisitos e padrões. Fontes de poluição hídrica. Princípios do gerenciamento integrado dos recursos hídricos.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Sistemas de saneamento – aspectos técnicos. Sistemas de abastecimento e tratamento de água Sistemas de coleta e tratamento de esgotos. Sistemas de gestão e disposição de resíduos sólidos. Sistemas de drenagem urbana
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Prestação de serviços de saneamento: Monopólios naturais. Modelos de prestação dos serviços, privatização e parcerias público-privadas. Custos e sustentabilidade financeira. Instrumentos de regulação dos serviços.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Saneamento básico na Constituição Federal: Titularidade dos serviços; Competências dos entes federativos.
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Hidrologia aplicada
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Qualidade de Água
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Módulo Bônus)
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Gestão de Recursos Hídricos (Módulo Bônus)
DISPONÍVEL
CARREIRAS AMBIENTAIS – Economia Ambiental (específico) e Recursos Hídricos (Módulo Bônus)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Artigos 23, 170, 225, e 231 da Constituição Federal de 1988
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Arcabouço jurídico e constitucional. Princípios de Direito Ambiental. Meio Ambiente na Constituição Federal. Lei da cooperação federativa em matéria ambiental (Lei Complementar nº 140/2011).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei nº 9.985/2000).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei nº 11.284/2006 e Lei nº 14.590/2023).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei nº 12.651/2012)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei de Acesso a Recursos Genéticos (Lei nº 13.123/2015).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais (Lei nº 14.119/2021).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei nº 13.153/2015).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Decreto n° 8.972/2017 (Política Nacional de Recuperação de Vegetação Nativa) e Portaria Interministerial n° 230/2017
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Decreto n° 11.367/2023 (PPCDam)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Dendrometria e inventário florestal madeireiro e não madeireiro. Manejo florestal sustentável. Noções de valoração ambiental e florestal. Recuperação de áreas degradadas.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Ciência do clima e impacto da atuação humana no regime climático. Ações de mitigação da mudança do clima. Adaptação aos efeitos da mudança do clima. Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, seu Protocolo de Quioto e seu Acordo de Paris. Política Nacional sobre Mudança do Clima. Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Mercado de carbono. Financiamento climático. Cenários econômicos de baixo carbono. Oportunidades econômicas da mudança do clima. Transição energética justa. Prevenção de riscos e desastres
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Prevenção, controle e monitoramento da poluição ambiental no ar, no solo e na água e respectivas resoluções Conama. Gestão da qualidade ambiental do ar, do solo e da água e respectivas resoluções Conama. Resoluções Conama nº 5/1989 e nº 491/2018
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Passivos ambientais e áreas contaminadas. Resolução Conama nº 420/2009
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Planejamento e ordenamento territorial municipal
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Proteção de mananciais e de áreas de preservação permanente em áreas urbanas consolidadas
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Recuperação ambiental de áreas verdes urbanas e periurbanas
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Medidas de adaptação das cidades à mudanças do clima
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Gestão de áreas de risco e áreas sensíveis
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Soluções baseadas na natureza nas zonas urbana e periurbana.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Soluções tecnológicas inovadoras com vistas à geração e uso de energias limpas
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Instrumentos econômicos para a proteção ambiental. Incentivos fiscais, tributários e creditícios. Contabilidade e valoração econômica dos recursos naturais e remuneração dos serviços ambientais. Desenvolvimento de ecomercados e negócios sustentáveis. Contas ambientais. Ecoeficiência e produção sustentável. Pagamento por serviços ambientais.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Sistemas agroflorestais. Acesso ao patrimônio genético, proteção e acesso ao conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade. Lei nº 13.123/2015 e Decreto nº 8.772/2016
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Bolsa verde. Lei nº 12.512/2011. Decreto nº 7.572/2011. Decreto nº 11.635/2023
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Conflitos territoriais (terra indígena e UC, remanescentes de quilombo e UC). Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, Decreto nº 6.040/2007. Convenção 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais. Decreto nº 4.887/2003
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Zoneamento ambiental.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Cartografia e navegação, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, imageamento e interpretação de mapas.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Cidadania ambiental; Consumo sustentável
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Licenciamento ambiental de atividades rurais. Procedimentos e critérios para o licenciamento ambiental (Resolução Conama nº 237/1997). Avaliação de impactos ambientais dos sistemas de produção do campo. Critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental (Resolução Conama nº 001/1986). Mitigação de impactos.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Noções de manejo florestal sustentável
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- Decreto nº 7.830/2012.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL – Viveiro Florestal e Produção de Mudas: árvores matrizes e portas-semente; conservação de sementes florestais; métodos de quebra de dormência; fatores que afetam o desenvolvimento de mudas de essências florestais.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL – Incêndios Florestais: Estatísticas e danos causados por incêndios no Brasil. Princípios da combustão. Propagação dos incêndios florestais. Fatores que influem na propagação. Classificação dos incêndios. Causas dos incêndios. Comportamento do fogo. Efeitos dos incêndios. Queima controlada. Prevenção de incêndios. Índice de perigo de incêndio. Planos de proteção. Combate aos incêndios florestais.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL – Colheita e Transporte Florestal: O setor florestal brasileiro e a colheita florestal. Máquinas e Mecanização: equipamentos de exploração florestal, exploração de baixo impacto, planejamento da exploração, estradas e ramais de exploração, pátio de estocagem, elaboração de projetos técnicos de exploração florestal.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL – Produtos Florestais: Madeira como matéria prima, carvão e celulose. Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Tratamento de madeira. Tecnologia de produtos energéticos da madeira: demanda atual e futura de recursos energéticos. Produtos florestais não madeireiros, óleos, resinas, gomas.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- BÔNUS – Instrução Normativa IBAMA nº 4/2011 (Projeto de Recuperação de Área Degradada).
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- BÔNUS – Instrução Normativa IBAMA nº 17/2011 (regulamentação da TCFA – Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- BÔNUS – Cartografia, Geodésia, Geoprocessamento, Sistema de informação geográfica (SIG), Modelagem e estatística de dados georreferenciados: Fundamentos da Topografia, técnicas de levantamento topográfico e geodésico. Sistemas Geodésicos de Referência. Transformação entre referenciais terrestres e atualização de coordenadas.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- BÔNUS – Certificação e Rotulagem de Produtos Agroecológicos. Sistemas de certificação orgânica e agroecológica. Rastreabilidade e transparência na produção de alimentos.
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL- BÔNUS – Decreto nº 5.472/2005 (Convenção de Estocolmo)
DISPONÍVEL
ENGENHEIRO FLORESTAL – BÔNUS – Decreto nº 5.360/2005 (Convenção de Roterdã).
DISPONÍVEL