Comunicado Oficial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Confira CNU no Próximo Domingo, 05/05.
Atenção concurseiros que vão fazer as provas do Concurso Nacional Unificado!!
Índice
Na noite de quinta-feira, 2 de maio, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que as provas do Concurso Nacional Unificado (CPNU) ocorrerão conforme planejado em todo o país no próximo domingo, dia 5 de maio.
“O Governo Federal empregará todos os esforços necessários para assegurar a participação dos candidatos no estado do Rio Grande do Sul, trabalhando em conjunto com as autoridades competentes nos níveis federal, estadual e municipal”, afirmou o Ministério em nota oficial divulgada. Também foi ressaltado que quaisquer novas informações seriam prontamente comunicadas pelos canais oficiais do Ministério.
Veja o comunicado na íntegra sobre o Concurso Nacional Unificado:
Desafios Logísticos do Concurso Nacional Unificado no Rio Grande do Sul
O debate sobre um possível adiamento das provas foi iniciado após declarações do governador do Rio Grande do Sul na quarta-feira, 1º de maio, relatando que o estado estava “inviabilizado” para a realização das provas devido às severas chuvas que atingiam a região.
“Recomendaremos ao Governo Federal que intervenha de alguma forma para resolver essa situação, já que o concurso está inviável neste fim de semana para a população gaúcha”, disse o governador, indicando que seria solicitada uma solução para não prejudicar os candidatos locais afetados pelas condições climáticas adversas.
Em resposta, o Ministério informou que uma equipe estava no Rio Grande do Sul para monitorar a situação junto às autoridades locais e, após reuniões realizadas na própria quinta-feira, foi decidida a manutenção do calendário de provas em todo o país, incluindo no Rio Grande do Sul.
Impacto das Chuvas
Conforme o último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado às 18h de quinta-feira, 154 municípios foram afetados, com 4.645 pessoas abrigadas e outras 10.242 desalojadas. O total de pessoas afetadas pelas chuvas atingiu 71.306, com 36 feridos e 60 desaparecidos, além de 29 mortes registradas até o momento.
O governador Eduardo Leite declarou estado de calamidade pública devido aos impactos das chuvas, que também causaram o bloqueio de estradas, danos a escolas e problemas no fornecimento de serviços básicos como água, energia elétrica e telefonia. A previsão era de que as chuvas continuassem até a sexta-feira, dia 3.
Logística das Provas do Concurso Nacional Unificado
O Concurso Público Nacional Unificado será realizado em dois turnos, com provas objetivas e discursivas, obedecendo a horários específicos para abertura e fechamento dos portões. A maior concentração de candidatos será na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que aloca 12.374 inscritos.
O edital do Concurso Nacional Unificado prevê a possibilidade de devolução da taxa de inscrição para candidatos que enfrentem problemas logísticos significativos que impeçam a realização das provas.
Municípios que Deverão ser Mais Afetados por Enchentes
- Agudo
- Alegrete
- Arroio do Meio
- Bom Princípio
- Bom Retiro do Sul
- Cachoeira do Sul
- Campo Bom
- Candelária
- Canudos do Vale
- Cerro Branco
- Colinas
- Cruzeiro do Sul
- Encantado
- Estrela
- Feliz
- Forquetinha
- General Câmara
- Harmonia
- Jaguari
- Lajeado
- Marques de Souza
- Montenegro
- Muçum
- Novo Cabrais
- Novo Hamburgo
- Paraíso do Sul
- Pareci Novo
- Parobé
- Pouso Novo
- Relvado
- Restinga Sêca
- Rio Pardo
- Roca Sales
- Santa Cruz do Sul
- Santa Tereza
- São Jerônimo
- São Leopoldo
- São Sebastião do Caí
- São Sepé
- Sinimbu
- Taquara
- Taquari
- Travesseiro
- Triunfo
- Vale do Sol
- Vale Real
- Venâncio Aires
- Vera Cruz
Barragens em Situação de Emergência
- UHE Castro Alves (Nova Roma do Sul)
- UHE Monte Claro (Bento Gonçalves)
- UHE 14 de Julho (Santa Tereza)
Pode atingir: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Arroio do Meio - UHE Dona Francisca (Dona Francisca)
Pode atingir: Faxinal de Soturno, São João do Polêsine, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepe, Formigueiro e Cachoeira do Sul - Complexo Toropi
Pode atingir: São Pedro do Sul, Mata e Toropi - Barragem de Putinga
Reivindicação por Adiamento das Provas do Concurso Nacional Unificado Por Deputadas do RS
Deputadas federais do Rio Grande do Sul, como Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Daiana Santos (PCdoB-RS), encaminharam pedidos formais ao Ministério para o adiamento das provas no estado, citando a gravidade da situação e os riscos para a segurança dos candidatos.
Os pedidos enfatizaram que a realização das provas do Concurso Nacional Unificado nas condições atuais seria uma violação dos princípios de isonomia e impessoalidade, prejudicando severamente os candidatos gaúchos.
Apesar dos apelos e da situação crítica enfrentada pelo Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos decidiu manter a data das provas do Concurso Público Nacional Unificado, assegurando que medidas estão sendo tomadas para facilitar a participação de todos os inscritos, mesmo diante dos desafios apresentados.
No documento enviado pela deputada Fernanda, ela questiona a possibilidade de adiamento do concurso, destacando que a segurança dos participantes não está assegurada.
Ela argumenta que prosseguir com o concurso nessas condições fere os princípios de igualdade e imparcialidade, pois os candidatos do estado enfrentarão severas dificuldades para participar da prova do Concurso Nacional Unificado.
“Claramente, muitos candidatos não conseguirão chegar aos locais de prova, e aqueles que conseguirem terão sua segurança gravemente comprometida. O Rio Grande do Sul enfrenta novamente uma situação calamitosa, resultado da crise climática e da falha na gestão local. Os candidatos não deveriam sofrer mais do que já sofrem com os prejuízos existentes. Por isso, indagamos a ministra Esther Dweck sobre a existência de um plano para adiar o exame no estado”, declarou Fernanda.
Da mesma forma, Daiana Santos, que preside a Comissão dos Direitos Humanos na Câmara Federal, também pediu o adiamento do chamado “Enem dos Concursos” no estado.
“Diante desta trágica situação, é urgente reconsiderar a realização do concurso. Este evento extraordinário compromete tanto a segurança quanto a mobilidade de milhares de gaúchos, incluindo muitos que estão inscritos para o exame”, enfatizou Daiana.
“Manter a data das provas não apenas prejudicaria esses candidatos devido à dificuldade ou impossibilidade de acesso aos locais de prova, mas também poderia colocar suas vidas em risco”, acrescentou.
Na mesma direção, o governador Eduardo Leite anunciou que solicitará ao governo federal o adiamento do Concurso Nacional Unificado: “Iremos propor que o governo federal intervenha para resolver esta situação. O concurso tornou-se inviável para este fim de semana para os gaúchos, e vamos buscar uma solução para o CNU”, afirmou Leite em uma coletiva de imprensa.
Além disso, com a declaração de estado de calamidade pública pelo governo do Rio Grande do Sul, a gravidade da situação é enfatizada como o “maior desastre do estado”.
O Concurso Nacional Unificado está programado para acontecer neste domingo (5) em 228 municípios pelo Brasil, com 80.348 inscritos somente no Rio Grande do Sul, distribuídos entre as cidades de Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Edital do Concurso Nacional Unificado Prevê Devolução de Taxa de Inscrição
O regulamento do Concurso Nacional Unificado inclui a previsão de reembolso da taxa de inscrição em situações extraordinárias como as que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul.
Especificamente, o item 11.16 do edital estipula que participantes prejudicados por contratempos logísticos durante a realização das provas podem pedir a devolução do valor pago pela inscrição até cinco dias úteis após a data do exame.
Além disso, o ponto 11.16.1 detalha que são elegíveis para reembolso aqueles casos em que desastres naturais, falta de energia elétrica ou outros eventos de força maior comprometam seriamente a infraestrutura do local das provas ou a visibilidade adequada durante o exame, resultando em prejuízos significativos e incontornáveis para o candidato.
Portanto, diante da decisão de manter a data das provas para o dia 5 de maio, aqueles que não conseguirem chegar aos locais de prova do Concurso Nacional Unificado ou optarem por não participar devido às condições adversas no estado terão a opção de solicitar o reembolso da taxa de inscrição.
O estado do Rio Grande do Sul, que conta com 80.348 inscritos no Concurso Nacional Unificado distribuídos em dez cidades — Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana —, realizará o exame em dois turnos distintos no dia marcado.
No turno da manhã, os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, com as provas iniciando às 9h e terminando às 11h30, exceto para aqueles que precisem de tempo extra, cujas provas se estenderão até às 12h30.
A duração será de 2 horas e 30 minutos. No turno da tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com as provas começando às 14h30 e concluindo às 18h, ou 19h para aqueles com extensão de tempo. A duração das provas da tarde será de 3 horas e 30 minutos.
Os candidatos de nível superior (blocos 1 a 7) farão 20 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais e uma dissertativa sobre Conhecimento Específico pela manhã. À tarde, responderão a 50 questões sobre Conhecimentos Específicos. Para o nível médio (bloco 8), serão 20 questões de múltipla escolha e uma redação pela manhã, e mais 40 questões à tarde.
A eliminação ocorrerá para aqueles que obtiverem menos de 40% dos pontos possíveis nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
Resumo do Concurso Nacional Unificado
- Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
- Situação atual: convocação para as provas
- Banca: Fundação Cesgranrio
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Vagas: 6.640
- Remuneração: até R$23.579,71
- Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
- Data da prova objetiva: 5 de maio
Descubra as Vantagens da Preparação com SOMA Concursos!
Se você está de olho nas oportunidades oferecidas pelo CONCURSO NACIONAL UNIFICADO 2024 e deseja ingressar nessa carreira, não espere mais! Comece a se preparar agora mesmo com o apoio do SOMA Concursos! Além disso, aproveite nossas ofertas especiais, pacotes exclusivos e planos de assinatura! Clique aqui para conferir!
Mas isso não é tudo! Quer saber mais sobre os concursos em andamento ou futuros? Então, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!
Siga-nos no Instagram e inscreva-se no nosso canal do YouTube! Dessa forma, você terá acesso às últimas informações sobre concursos públicos e também poderá participar das nossas aulas gratuitas!
E para não perder nenhuma novidade, assine também nossa Newsletter! Receba diretamente em seu e-mail todas as informações sobre concursos, dicas de estudo e promoções exclusivas.
Assinatura Ilimitada Soma Concursos
Não perca tempo! Aproveite nossa Assinatura Ilimitada e estude com os melhores professores do Brasil para garantir sua aprovação em concursos públicos! Não fique para trás enquanto seus amigos estão sendo aprovados. Venha para o SOMA Concursos!