O Ministério Público da União prevê a realização de um novo certame para compor a nova carreira de Policial do MPU. O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi quem passou a informação.
Índice
Conforme Aras, a Polícia do MPU:
“terá atividades complementares e uma de suas grandes contribuições será não onerar as atribuições dos envolvidos diretamente na Segurança Pública em geral e na Defesa Nacional”.
O MPU informou, também, que a corporação será composta pelos agentes do atual grupo de segurança (que passarão por TAF, testes psicológicos e técnicos) e de novos servidores. Os integrantes desta nova polícia serão destinados para operações de segurança a Procuradores, sobretudo, para a região norte do país em sua maioria.
A estimativa é que o quantitativo seja de 1.300 policiais e, com isso, a demanda possa ser sanada. Assim, o preenchimento dos cargos se dará por meio de concurso público que, segundo nota publicada pelo próprio MPU, ainda não tem data de realização.
“Com a aprovação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) há dois anos da Polícia do Judiciário, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pôde facultar à Procuradoria-Geral a criação de uma polícia para a proteção dos membros e servidores do MPU, inclusive dos estados, nas operações. Não será necessário ter que requisitar de estados tantos policiais, e nem desfalcar em demasia as corporações policiais, prejudicando a proteção direta da sociedade”, disse o procurador-geral da República, Augusto Aras.
A criação da Polícia do MPU possibilitará que seus integrantes tenham segurança jurídica na atuação, considerando que isso os respaldará para ter poder de polícia e os permitirá a utilização do porte de arma em ambientes e locais de atenção e presença dos procuradores.
O MPU apresenta, atualmente, cerca de mil agentes de segurança concursados, porém eles não têm regramento disciplinar e de atuação semelhante ao da polícia judicial.
Em relação ao último concurso:
Em resumo, o último concurso MPU foi realizado no ano de 2018 organizado pelo Cebraspe. O certame foi destinado ao preenchimento de 47 vagas imediatas, além de oportunidades para cadastro reserva aos seguintes cargos:
- Analista do MPU – Especialidade em Direito
- Técnico do MPU – Especialidade em Administração
Os aprovados fizeram jus a salários iniciais de R$: 6.862,72 (Técnicos) e R$: 11.259, 81 (Analistas).
Além disso, vale ressaltar que esse último certame teve sua validade prorrogada até o dia 27 de setembro de 2024, o que possibilita, ainda, novas nomeações.
Atualmente, o órgão está com um concurso previsto para técnico de segurança, que é um cargo de nível médio de escolaridade. Com essa previsão de provimentos, esse certame pode ocorrer em breve.
Portanto, se você se identificou com as atribuições e cargos do MPU e deseja se tornar servidor da carreira, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a sua preparação! Com SOMA Concursos você pode! Confira nossas promoções, pacotes e assinaturas! Clique Aqui!
Quer saber mais sobre este ou outros concursos? Acompanhe nossas redes sociais!
Resumo Concurso MPU:
Situação: previsto
Cargos: Analista e Técnico do MPU
Especialidades: a definir
Vagas: a definir
Banca: a definir
Últimos concursos: MPU 2018, MPU 2015 e MPU 2013
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Lá você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Que tal ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Confira agora a nossa assinatura ILIMITADA. Vai ficar vendo seus amigos e conhecidos serem aprovados e não fazer nada? Certamente que não!