Atenção galerinha das carreiras policiais, uma nova carreira vem aí! Concurso Guarda Nacional: em breve! Isso mesmo! O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e, conforme anúncio, a proposta já está pronta.
Índice
De acordo com ele, o objetivo da criação do novo órgão de segurança é proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em área de fronteira, unidades de conservação, terras indígenas e apoio à segurança dos estados.
A proposta foi sugerida pelo atual presidente depois dos atos de protesto em Brasília, que causaram grande destruição aos prédios públicos federais, que, atualmente, são protegidos pela Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da Força Nacional de Segurança.
Dessa maneira, com a criação da Guarda Nacional, as áreas sob jurisdição da União, como a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes e as residências oficiais, por exemplo, passariam a ser defendidas pela Guarda Nacional.
Ademais, os integrantes da carreira executariam operações especiais em áreas de fronteira, unidades de conservação, terras indígenas, além de prestar apoio à segurança dos estados.
No entanto, a Guarda Nacional não seria composta por militares, mas por civis aprovados em concurso público. Por isso, no âmbito de Brasília, o órgão se assemelha aos guardas municipais.
Concurso Guarda Nacional: em breve!
““Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação.Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim” disse Flávio Dino
“Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir”, argumentou.
Diante disso, a ideia do governo é enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que dependerá da aprovação dos membros do parlamento por quórum de 3/5 da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, devendo ainda ser votada em dois turnos.
Ainda não existem muitos detalhes a respeito da nova carreira, entretanto, sabe-se que será uma instituição civil, de caráter ostensivo, cujo ingresso se dará por meio de aprovação em concurso público.
Portanto, se você se identifica com as atribuições e cargos do concurso Guarda Nacional e deseja se tornar servidor da carreira, não perca mais tempo! Então, comece agora mesmo a sua preparação, com SOMA Concursos você pode! Portanto, confira nossas promoções, pacotes e assinaturas! Clique Aqui!
No entanto, quer saber mais sobre este ou outros concursos, acompanhe nossas redes sociais!
Concurso Guarda Nacional: em breve!
Status: proposta de criação da carreira pronta
Remuneração: a definir
Escolaridade: a definir
Vagas: a definir
Carreiras: Policiais
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Então acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Assim, você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Portanto, assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Enquanto isso, quer ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Então não veja seus amigos e conhecidos serem aprovados e você não, confira agora a nossa assinatura ILIMITADA.