Atenção galerinha das carreiras ambientais, mais uma novidade no mundo dos concursos vêm aí! Depois de mais de 35 anos sem realização de concurso público, o Instituto Estadual de Meio Ambiente de Alagoas (IMA AL) finalmente anuncia um novo certame.
Índice
No ano em que o Instituto Estadual do Meio Ambiente celebra 35 anos e após a devastação da Mata Atlântica no Estado, a Lei Delegada nº49/2023 traz mudanças significativas na administração desse órgão que protege os 27,8 mil quilômetros quadrados do território de Alagoas. Novos cargos foram criados, incluindo superintendentes, gerentes e diretores executivos, para melhorar a gestão.
Para agilizar a fiscalização, o Instituto irá eliminar a burocracia da papelada e utilizar novas tecnologias para aplicar multas. Pela primeira vez, o órgão anuncia um concurso público e se compromete com a agenda global que defende a preservação das florestas e a obtenção de créditos de carbono. Além disso, o IMA assumiu novas responsabilidades do Ibama, conforme divulgado pelo diretor-presidente Gustavo Lopes.
As mudanças atuais consolidam o trabalho iniciado em 2015, com a adoção de novas tecnologias, ampliação da estrutura e contratação de mais profissionais para promover questões ambientais. Com a Lei Delegada, o IMA redesenhou sua estrutura com foco em novas questões climáticas, créditos de carbono, serviços ambientais e expansão da fiscalização, entre outras ações.
As demandas ambientais cresceram e, como resultado, as equipes de fiscalização precisaram ser ampliadas, conforme explicou Gustavo Lopes. Por exemplo, houve aumento na quantidade de solicitações de licenças ambientais, o que levou o órgão a atuar com mais força nas questões de fauna, que antes eram atribuições do Ibama.
Além disso, as questões florestais agora fazem parte das atribuições do IMA, assim como o serviço de triagem de animais silvestres e a criação de novas Áreas de Proteção Ambiental. O órgão também inaugurou novas unidades de conservação e ampliou seus laboratórios.
Durante uma das reuniões com a equipe de gestão, o governador Paulo Dantas (MDB) ressaltou que a política ambiental é uma das prioridades da sua administração e investiu em melhorias na infraestrutura para o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IMA) avançar na política ambiental. O diretor do IMA confirmou essas informações e acrescentou que o governador se comprometeu a realizar um concurso público para o órgão. Gustavo Lopes também revelou que os funcionários efetivos ganharam estabilidade funcional por terem ingressado antes da promulgação da Constituição de 1988. Hoje, a política do IMA é transversal e busca o diálogo com outros órgãos públicos com o objetivo de proteger o meio ambiente.
Durante uma reunião com a equipe de gestão, o governador Paulo Dantas (MDB) enfatizou que a política ambiental é uma das principais prioridades de sua administração e investiu em ampliar a infraestrutura do Instituto para avançar nas questões de meio ambiente. O diretor do órgão confirmou que o governador se comprometeu a promover um concurso público para o IMA, o que nunca tinha sido feito antes. Gustavo Lopes acrescentou que a política do instituto agora é transversal e dialoga com outros órgãos públicos com o objetivo de proteger o meio ambiente.
Segundo Lopes, a prioridade do Instituto é garantir o cumprimento da legislação ambiental, que é inteligente e clara na definição da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Nos últimos oito anos, Alagoas se desenvolveu e manteve a qualidade ambiental, alcançando um desmatamento zero e trabalhando para preservar a Mata Atlântica, os remanescentes florestais e os recursos naturais.
“Estamos trazendo para o nosso Estado o pagamento dos serviços florestais e o crédito de carbono. Entendo que as florestas em pé tem que ser um ativo e a gente precisa valorizar. Hoje temos uma gerência só para tratar de clima e sustentabilidade que é a base para o cumprimento desta pauta das discussões mundiais. Alagoas seguirá na vanguarda dessa pauta ambiental”, garantiu Gustavo Lopes.
Concurso IMA AL: Reestruturação da Carreira
Conforme Lei Nº 8.625 foi sancionada pelo governador Renan Filho que dispõe sobre a reestruturação de algumas carreiras para o próximo concurso do órgão,a carga horária de trabalho dos servidores do IMA AL passará a ser as seguintes, de acordo com os cargos:
- I – para o cargo de Analista Ambiental com formação em nível superior: 20, 30 ou 40 horas semanais;
- II – para o cargo de Assistente Ambiental com formação em nível médio e/ou técnico: 30 ou 40 horas semanais;
- III – para o Quadro Suplementar com formação em nível elementar: 40 horas semanais.
Remuneração
De acordo com a carga horária de 40 horas semanais, os valores que servem de base de cálculo, proporcionalmente, para a retribuição pecuniária das demais jornadas de trabalho passam a ser as seguintes, conforme quadro abaixo:
Cargos Vagos no IMA AL
Conforme último levantamento do quadro de pessoal ativo do IMA AL, atualmente, o órgão têm os seguintes cargos vagos:
- Analista Ambiental – 75 vagas:
- Administração;
- Arquitetura;
- Assistência Social;
- Biblioteconomia;
- Biologia;
- Contabilidade;
- Economia;
- Engenharia Civil;
- Geografia;
- Geologia;
- Psicologia;
- Química;
- Tecnologia da Informação;
- Veterinária.
- Assistente Ambiental – 47 vagas:
- Administração;
- Contabilidade;
- Laboratório;
- Transportes.
Sobre o IMA AL
O Instituto Estadual do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) é uma autarquia estadual criada com o objetivo de implementar e executar a política estadual de meio ambiente. O IMA tem como missão promover a gestão ambiental do estado de Alagoas, com base na conservação, proteção, recuperação e melhoria do meio ambiente, visando ao desenvolvimento sustentável, estando inserido no SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente, na condição de Órgão Seccional.
O instituto é responsável por elaborar, implementar e fiscalizar as políticas estaduais de meio ambiente, incluindo o licenciamento ambiental, o monitoramento da qualidade ambiental, a gestão de unidades de conservação e a fiscalização de atividades que possam causar impactos ambientais.
Além disso, o IMA também tem como atribuição desenvolver programas de educação ambiental e incentivar a participação da sociedade na gestão ambiental, buscando conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Assim, o Instituto Estadual do Meio Ambiente de Alagoas é uma importante instituição responsável pela gestão ambiental do estado, visando à conservação e à sustentabilidade dos recursos naturais e do desenvolvimento econômico e social, fazendo parte das suas competências a busca da observância da legislação e a conscientização da comunidade quanto à necessidade de zelar por tais recursos.
Vem ser SOMA!
Por fim, se você se identifica com as atribuições e cargos do concurso IMA AL e deseja se tornar servidor da carreira, não perca mais tempo! Portanto, comece agora mesmo a sua preparação, com SOMA Concursos você pode! Confira nossas promoções, pacotes e assinaturas! Clique Aqui!
No entanto, quer saber mais sobre este ou outros concursos, então acompanhe nossas redes sociais!
Concurso IMA AL: anunciado!
Status: anunciado
Vagas: a definir
Cargos: Analista Ambiental, Assistente Ambiental e Auxiliar Ambiental
Banca: a definir
Escolaridade: níveis médio e superior
Salário inicial: R$ 1.800 a R$ 9.324,01
Edital: Primeiro edital em 35 anos
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Então acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Assim, você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Portanto, assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Enquanto isso, quer ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Então não veja seus amigos e conhecidos serem aprovados e você não, confira agora a nossa assinatura ILIMITADA.