O Senado Federal aprovou, na última segunda-feira, 29 de agosto, o Projeto de Lei 3662/21, que altera a escolaridade do cargo de Técnico Judiciário e estabelece o nível superior como requisito aos concursos de Tribunais.
Índice
A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União divulgou a notícia através das redes sociais.
De acordo com a publicação, “Uma conquista histórica da Fenajufe para a categoria: o plenário do Senado aprovou, nesta segunda-feira (29), o PL 3662/21 — do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — com a emenda articulada pela Federação que estabelece o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS).”
O projeto que altera a escolaridade para o cago de Técnico dos concursos Tribunais já havia sido aprovado na Câmara, e agora aguarda sanção presidencial e a publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor.
O que isso muda na vida do concurseiro?
A área de Tribunais sempre foi conhecida por proporcionar muitas vagas com remunerações extremamente atrativas para cargos de nível médio. Com essas alterações, muitos concurseiros terão que se qualificar para concorrer a uma dessas vagas.
O que, por um lado, parece ruim, por outro faz com que o cargo se torne mais profissional, sendo motivo de celebração entre sindicatos e federações e também dos que já estão admitidos nessas funções.
Para os concurseiros, de modo geral, a mudança se torna bem impactante. Para os que já possuem algum nível superior de formação, acaba sendo algo mais atraente visto que a concorrência se torna um pouco menor e, com isso, acabam tendo mais oportunidades.
Já para os que possuem apenas nível médio de formação, é menos uma chance para tentar a tão sonhada aprovação. E, caso desejem ingressar na área de Tribunais, serão obrigados a cursar nível superior para seguir carreira.
Além disso, terão que aprender a administrar a rotina de estudos para concursos com a rotina de estudos da faculdade, o que nem sempre é tão fácil. Isso sem esquecer as demais rotinas do seu dia a dia, como trabalho, família, lazer, etc.
Caso você seja um desses concurseiros de nível médio e que almeja a carreira de Tribunais, a solução é tentar ingressar em um nível superior o quanto antes. Para isso, existem inúmeras opções: pode ser um curso tecnólogo, presencial, semipresencial ou mesmo EAD.
O principal fator ao qual precisam estar atentos é quanto ao Registro no MEC. Pois, sem ele, de nada terá valor o seu diploma de Ensino Superior. Então, pesquisem bem as Instituições que oferecem graduação antes de escolher seu curso. No mais, é foco nos estudos! E sua aprovação virá em breve!
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Lá você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Que tal ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Confira agora a nossa assinatura ILIMITADA. Vai ficar vendo seus amigos e conhecidos serem aprovados e não fazer nada?