Foi publicado na última quarta-feira, 14 de setembro, mais um edital para o processo seletivo do IBGE que visa preencher vagas para atuação no Censo 2022. As ofertas são para 7.795 vagas de Recenseador e 436 vagas de Agente Censitário (Municipal e Supervisor).
Índice
A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos, e não será cobrada taxa de inscrição.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 14 e 16 de setembro, de forma gratuita. O candidato deverá comparecer presencialmente a um dos postos de inscrição e entregar o formulário de inscrição, preenchido e assinado. Mais informações poderão ser consultadas no endereço eletrônico do IBGE: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html.
As vagas são distribuídas da seguinte forma:
- 7.795 vagas para recenseador – nível fundamental completo e remuneração de acordo com a produtividade.
- 436 vagas para agente censitário municipal e supervisor – nível médio completo e salário de R$: 2.100 para agente censitário municipal e de R$: 1.700 para agente censitário supervisor.
A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada é de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
A jornada de trabalho de agente censitário municipal e supervisor é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.
Os contratados farão jus ao Auxílio Alimentação, ao Auxílio Transporte e ao Auxílio Pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
A análise de títulos valerá até 10 pontos e será realizada de acordo com a pontuação pré-estabelecida na tabela abaixo, em função dos títulos informados pelos candidatos no ato da inscrição.
- a) Para comprovação do ensino fundamental completo será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.
- b) Para comprovação do ensino médio incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.
- c) Para comprovação do ensino médio completo será aceito o diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso.
- d) Para comprovação do curso de graduação incompleto será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra. No caso de trancamento de matrícula ou abandono de curso, será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar quais períodos e curso(s) o candidato frequentou.
- e) Para a comprovação da conclusão do curso de graduação completo será aceito diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso (com data da colação de grau). Este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar que permita identificar o número de créditos obtidos, carga horária, as disciplinas cursadas e notas obtidas de conclusão do curso.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
O agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
As vagas para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão inscrição única. Ao candidato que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de agente censitário supervisor, obedecida a ordem de classificação.
Resumo do Processo Seletivo IBGE:
Período de inscrições: 14 a 16 de setembro
Divulgação preliminar dos inscritos/resultado preliminar da análise de títulos: 20 de setembro
Interposição de recursos contra a divulgação de inscritos/resultado preliminar da análise de títulos: 08h às 17h de 21 de setembro
Divulgação definitiva dos inscritos/resultado definitivo da análise de títulos: 22 de setembro
Divulgação do resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional: 23 de setembro
Interposição de recursos contra o resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional: 08h às 17h de 26 de setembro
Divulgação do resultado definitivo do parecer da equipe multiprofissional: 28 de setembro
Divulgação do resultado final do processo seletivo: 28 de setembro
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Lá você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Que tal ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Confira agora a nossa assinatura ILIMITADA. Vai ficar vendo seus amigos e conhecidos serem aprovados e não fazer nada?