IBAMA solicita 2.408 vagas! Novo certame deve sair em breve, confira:

IBAMA solicita 2.408 vagas! Novo certame deve sair em breve, confira:

Atenção galerinha das carreiras ambientais, o concurso do IBAMA está cada vez mais próximo! Isso mesmo! Cresce a expectativa em torno do novo edital do certame e o órgão pede a autorização para provimento de 2.408 vagas!

Vale frisar que o IBAMA está com um processo seletivo em andamento até 02 de junho de 2024 e está buscando permissão para realizar uma nova seleção, a fim de preencher as vagas necessárias para recompor seu quadro de funcionários.

Diante disso, o órgão encaminhou uma solicitação para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedindo a autorização para preencher 2.408 vagas. Veja abaixo:

“1. Cumprimentando-a cordialmente, sirvo-me do presente para encaminhar à sua consideração, proposta de se obter junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorização para a realização de novo concurso público a esta Autarquia, visando o provimento de 2.408 (dois mil, quatrocentos e oito) cargos, sendo 1.503 (um mil quinhentos e três) de Analista Ambiental e 905 (novecentos e cinco) de Analista Administrativo, da carreira de Especialista e Meio Ambiente, do quadro de pessoal efetivo do Ibama.“

Deste total de oportunidades, 1.503 são para o cargo de Analista Ambiental e 905 para a função de Analista Administrativo, da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

A ideia é que a ministra, juntamente com o Ministério da Gestão e da Inovação, antigo Ministério da Economia, possa conceder tal autorização.

Ademais, em paralelo a isso, também tramita um pedido de nomeação do cadastro reserva do concurso atual, assim como a transformação de cargos vagos. Confira na íntegra!

No presente registro, o chefe executivo reitera que o instituto possui somente 2.900 servidores em exercício, o que representa apenas 53% do total de postos planejados. Consequentemente, muitas atividades realizadas pela instituição estão comprometidas.

Além disso, é importante ressaltar que a realização de um novo concurso não deve impedir a convocação de mais candidatos aprovados no último edital, tendo em vista a necessidade urgente de pessoal e o grande número de cargos vagos.

O mais recente concurso do IBAMA foi realizado em 2021, com a oferta de 568 vagas, sendo organizado pelo CEBRASPE. Até o momento, foram convocados 729 candidatos aprovados neste concurso, sendo 560 de ampla concorrência, 28 de pessoas com deficiência e 141 de cotas.

Reestruturação dos Cargos

Vale destacar também que, recentemente, o Instituto Brasileiro de Energias Renováveis – IBAMA, começou a estudar uma proposta de transformação dos cargos da autarquia.

De acordo com a proposta, que já está em análise no órgão, os cargos de nível intermediário passariam a ser cargos de nível superior, tornando-se parte da carreira de Especialista em Meio Ambiente, como já funciona em outros órgãos ambientais, como Ministério do Meio Ambiente, por exemplo.

Conforme a nota técnica emitida pelo Instituto, existe uma importância crucial em aumentar imediatamente o número de funcionários, a fim de permitir a entrada de novos servidores e impedir a interrupção das atividades necessárias para enfrentar a grave crise ambiental.

Assim, é extremamente necessário que um decreto específico seja aprovado para autorizar a nomeação dos candidatos aprovados, mas ainda não convocados, incluindo aqueles que compõem o cadastro de reserva do concurso – totalizando 257 vagas.

Dessa maneira, a proposta de mudança de cargos apresentada tem o intuito de aprimorar a qualificação da equipe do IBAMA, levando em conta a complexidade das tarefas e a diversidade de temas abrangidos pela Autarquia.

Consequentemente, a sugestão é transformar os 1.174 postos de trabalho não preenchidos de Técnico Administrativo em 538 cargos de nível superior. Desses, 379 seriam para Analista Administrativo e 159 para Analista Ambiental.

Em resumo, as mudanças ficariam da seguinte forma:

  • Ingresso imediato de mais 257 aprovados;
  • Incremento de 538 cargos de nível superior (Analistas) por meio da transformação de 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo;
  • Incremento de 697 cargos de nível superior (Analistas) por meio da transformação de 489 cargos de nível superior e 456 de nível intermediário, existentes no quadro de pessoal do Ibama e não pertencentes à carreira de especialistas em Meio Ambiente; e
  • Alteração do perfil qualitativo da carreira de Especialista em Meio Ambiente, com aproximadamente ¾ de cargos de Nível Superior.

Conforme o órgão, a referida proposta justifica-se pela necessidade de reposição do contingente de servidores, visando o cumprimento da missão institucional, uma vez que há defasagem de servidores da Amazônia Legal de 49%.

Diante dessa proposta, todo esse cenário contribuiria com o reforço imediato da força de trabalho e possibilitaria a posterior recomposição do quadro, por meio de um novo concurso para cargos de nível superior, garantindo o desempenho das competências da Autarquia.

Processo Seletivo Interno

Por fim, vale frisar também que o IBAMA já iniciou os trâmites de processo seletivo interno, chamado de concurso de remoção. Esta etapa consiste na mudança de lotação de um servidor para uma outra localidade, por ele desejada. Ao final do processo, é contabilizado o número de vagas e cargos que ficou disponível em cada lotação e, assim, disponibilizá-las para preenchimento em um próximo concurso.

Diante de tantas mudanças, a certeza que fica é de que o próximo concurso para o IBAMA está cada vez mais perto! E você, já iniciou sua preparação?

Confira outras notícias sobre o IBAMA aqui:

Concurso IBAMA 2023: Agostinho fala de novo edital durante a Posse. Confira!

IBAMA: novo concurso em 2023? Agostinho ressalta necessidade de servidores.

IBAMA solicita autorização para novo concurso! Confira os detalhes!

Concurso IBAMA 2023: anunciado! Novo presidente estuda certame para esse ano!

Concurso IBAMA: Projeto de Lei prevê novos certames!

Para essas e outras novidades, continue acompanhando nosso Blog.

Atribuições dos Cargos

Saiba quais são as atribuições do aprovados nas carreiras do IBAMA, conforme o último edital:

Técnico Administrativo

  • Prestar suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais;
  • Executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas; e
  • Orientar e controlar processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.

Analista Administrativo

  • Realizar todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ibama.

Analista Ambiental

  • Exercer as atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades:
  • regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
  • monitoramento ambiental;
  • gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
  • ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
  • conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; e
  • estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.

Sobre o último concurso:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou o seu último concurso público em 2021, tendo suas provas aplicadas no início de 2022, com o objetivo de preencher diversas vagas em diferentes cargos em todo o país.

Foram ofertadas um total de 2.311 vagas, distribuídas entre os cargos de Técnico Ambiental, Analista Ambiental e Analista Administrativo. Os salários iniciais variam de acordo com o cargo, de R$: 4.063,34 a R$: 8.547,64. 

O concurso do IBAMA 2021 teve as seguintes etapas de avaliação:

  1. Prova objetiva: prova de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para todos os cargos.
  2. Prova discursiva: prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para todos os cargos.
  3. Avaliação de títulos: avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório, aplicada apenas para os cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo.

Requisitos dos cargos

Para concorrer a uma das vagas os candidatos precisavam ter os seguintes requisitos conforme o cargo:

  • Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Analista Ambiental: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Técnico Ambiental: certificado, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.

O concurso do IBAMA foi composto por duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva no formato CERTO/ERRADO e uma prova discursiva. Além disso, houve também uma etapa de prova de títulos para os cargos de Analista Ambiental.

A prova objetiva foi composta por 120 questões de conhecimentos básicos e específicos, abrangendo temas como Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação Ambiental, entre outros. 

Já a prova discursiva consistiu na elaboração de um texto valeu, valendo 30,00:

  • Analista Administrativo: redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos;
  • Analista Ambiental: redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando objeto(s) de conhecimentos específicos de acordo com o Tema escolhido (TEMA 1, TEMA 2 OU TEMA 3);
  • Técnico Ambiental: redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a atualidade

Após a realização das provas, os candidatos aprovados foram convocados para a etapa de prova de títulos, na qual foi avaliado o currículo acadêmico e profissional do candidato, com pontuação atribuída de acordo com critérios estabelecidos pelo edital.

Em relação aos Cargos, vagas e remuneração foram:

  • 35 vagas – Analista Ambiental – Tema 1: Licenciamento Ambiental (R$ 8.547,64);
  • 39 vagas – Analista Ambiental – Tema 2: Recuperação Ambiental, Monitoramento e Uso Sustentável da Biodiversidade, Controle e Fiscalização (R$ 8.547,64);
  • 22 vagas – Analista Ambiental – Tema 3: Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental (R$ 8.547,64);
  • 40 vagas – Analista Administrativo (R$ 8.547,64)
  • 432 vagas – Técnico Ambiental (R$ 4.036,34)

Demanda de inscritos

  • Analista Ambiental: 31.408 inscritos;
  • Analista Administrativo: 11.613 inscritos;
  • Técnico Ambiental: 108.041 inscritos.

Em resumo, o concurso do IBAMA ofereceu diversas vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários atraentes e exigindo conhecimentos específicos da área ambiental. 

As etapas do certame foram compostas por provas objetivas, discursivas e de títulos, buscando avaliar tanto os conhecimentos teóricos quanto a experiência prática dos candidatos.

Os candidatos aprovados e classificados foram nomeados dentro do número de vagas previsto no edital, obedecendo à ordem de classificação na UF de vaga a que concorreram.

Estrutura Remuneratória Atual

A estrutura remuneratória atual dos cargos do IBAMA é composta por vencimento básico, Gratificação de Desempenho de Atividade Ambiental (GDAA) e Auxílio-Alimentação. O valor da remuneração varia de acordo com o cargo e o nível de escolaridade exigido, conforme descrito abaixo:

  1. Técnico Administrativo/Ambiental:
  • Vencimento básico: R$ 2.045,00
  • GDAA: Até R$ 3.700,00
  • Auxílio-alimentação: R$ 458,00
  1. Analista Administrativo:
  • Vencimento básico: R$ 4.063,34
  • GDAA: Até R$ 7.180,00
  • Auxílio-alimentação: R$ 458,00
  1. Analista Ambiental:
  • Vencimento básico: R$ 8.547,64
  • GDAA: Até R$ 15.120,00
  • Auxílio-alimentação: R$ 458,00

Analista Ambiental e Administrativo

IBAMA solicita 2.408 vagas!

Técnico Ambiental e Administrativo

IBAMA solicita 2.408 vagas!

Além disso, os servidores do IBAMA podem receber outras gratificações e benefícios, como o Adicional de Qualificação (AQ), que é concedido aos servidores que possuem cursos de especialização, mestrado ou doutorado na área de atuação do órgão.

Vale ressaltar que esses valores podem sofrer alterações ao longo do tempo, de acordo com as negociações salariais e reajustes concedidos pelo Governo Federal. É importante ficar atento às atualizações divulgadas pelo órgão e pelos órgãos oficiais competentes.

Requisitos dos cargos

Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Analista Ambiental: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Técnico Ambiental: certificado, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.

Sobre o IBAMA

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Ele foi criado em 1989 com o objetivo de promover a preservação, conservação, proteção e controle do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis do país.

Entre as principais funções do IBAMA estão a fiscalização e monitoramento das atividades que possam causar danos ao meio ambiente, a emissão de licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras, o combate ao desmatamento, à caça e à pesca ilegais, além de promover a educação ambiental e apoiar projetos de conservação da biodiversidade.

O IBAMA é responsável pela aplicação das leis ambientais no Brasil e atua em todo o território nacional, tendo escritórios em diversos estados e unidades de conservação sob sua administração. A sua atuação é de grande importância para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade do país.

Vem ser SOMA!

Por fim, se você se identifica com as atribuições e cargos do concurso IBAMA e deseja se tornar servidor da carreira, não perca mais tempo! Então, comece agora mesmo a sua preparação, com SOMA Concursos você pode! Portanto, confira nossas promoções, pacotes e assinaturas! Clique Aqui!

No entanto, quer saber mais sobre este ou outros concursos? Acompanhe nossas redes sociais!

IBAMA solicita 2.408 vagas!

Situação: solicitado

Vagas: 2.408

Escolaridade: níveis médio e superior

Cargos: Técnico e Analista Ambiental e Administrativo

Salário inicial: R$ 4.036,34 e R$ 8.547,64

Edital: IBAMA 2021

QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?

Então acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Assim, você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!

Portanto, assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.

Assinatura Ilimitada!

Enquanto isso, quer ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Então não veja seus amigos e conhecidos serem aprovados e você não, confira agora a nossa assinatura ILIMITADA.

ANDRÉ SÓCRATES

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília

Política de Privacidade
SOMA CONCURSOS

Agradecemos por escolher o Soma Concursos.

Nosso compromisso é oferecer uma experiência de estudo e aprendizado excepcional, ajudando você a alcançar seu objetivo: a aprovação.

Esta Política de Privacidade explica como o Soma Concursos, com CNPJ 46.565.049/0001-92 e razão social A S R Cursos e Editora LTDA, coleta, trata e utiliza seus dados pessoais. Valorizamos sua privacidade e estamos empenhados em proteger suas informações pessoais.

Caso você não concorde com o conteúdo desta política, não recomendamos a utilização de nossa plataforma.

Introdução

Esta Política integra os Termos de Uso do Soma Concursos. A leitura cuidadosa é essencial para entender como protegemos sua privacidade e tratamos seus dados pessoais. O uso da plataforma implica na aceitação desta Política.

Dados Pessoais Coletados, Tratados e Armazenados pelo Soma Concursos

No Soma Concursos, coletamos e tratamos dados como:

  • Informações fornecidas no cadastro (nome, CPF, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, escolaridade, etc.);
  • Dados de navegação em nossos sites, como endereço IP, localização geográfica, tipo de navegador, páginas visitadas;
  • Informações de interações com nosso atendimento ao cliente;
  • Dados coletados através de tecnologias como cookies e web beacons.
 

Compartilhamento de Informações

Os dados pessoais podem ser disponibilizados na área do aluno, incluindo nome, foto de perfil, metas de curso, entre outros. Ao fornecer esses dados ou publicar conteúdos, você consente com a divulgação dessas informações.

Uso e Finalidade dos Dados Coletados

Utilizamos seus dados para:

  • Gerenciar seu cadastro e acesso ao conteúdo;
  • Suporte e prevenção de fraudes;
  • Melhorias na plataforma;
  • Comunicações relacionadas aos nossos serviços e novidades;
  • Análises para personalização e recomendações de conteúdo.
 

Fornecimento de Dados para Proteção da Plataforma

Podemos utilizar suas informações para atender leis, prevenir atividades ilegais, proteger nossos direitos e segurança dos usuários.

Sobre o Cancelamento do Envio de Informações

Você pode optar por não receber mais e-mails do Soma Concursos através do link de cancelamento disponível em nossas comunicações.

Exclusão de Dados Pessoais

Os dados serão mantidos pelo tempo necessário e conforme as leis aplicáveis. Para alterar ou excluir suas informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Mudanças na Política de Privacidade

Reservamo-nos o direito de modificar esta Política. Qualquer alteração será comunicada adequadamente.

Direitos com Relação aos Seus Dados Pessoais

Você tem direitos previstos na LGPD, incluindo acesso, correção e exclusão de seus dados. Para exercê-los, entre em contato com nosso Encarregado pelo e-mail [email protected].

Terceiros e Parceiros

Esta Política de Privacidade será regida e interpretada de acordo com a legislação brasileira, sendo eleito o Foro da Comarca de Brasília para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

Lei Aplicável e Jurisdição

Esta Política é regida pela legislação brasileira e qualquer litígio será resolvido no Foro da Comarca de São Paulo.

Informações e Dúvidas

Para dúvidas gerais: [email protected].
Para dúvidas sobre dados pessoais: [email protected].

Oferta Especial Soma Concursos!

7 dias de acesso GRATUITO para um Curso Preparatório do SOMA.

Pronto para avançar na carreira pública? O Soma Concursos oferece 7 dias grátis para um curso preparatório. Cadastre-se agora e garanta seu acesso!

Ao enviar este formulário você concorda com a nossa

Política de privacidade.

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

Assine já
Área do aluno
confirmação de envio de formulário

Recebemos os seus dados com sucesso! Você receberá o acesso de 7 dias gratuito via mensagem no WhatsApp cadastrado.

Precisa de Ajuda?