Oficial de Chancelaria: 100 vagas solicitadas ao Ministério do Planejamento e Orçamento

Oficial de Chancelaria: 100 vagas solicitadas ao Ministério do Planejamento e Orçamento

Atenção concurseiros de plantão, enfim, mais um super concurso vem por aí! Para quem não conhece ainda, está em pauta o concurso para o MRE – Ministério das Relações Exteriores. Isso mesmo! O concurso MRE: está com edital previsto para 2023!

Essa novidade foi autorizada pela ministra Esther Dweck, responsável pela Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em 16 de junho de 2023. O documento oficial já consta no Diário Oficial da União.

Serão disponibilizadas um total de 100 oportunidades, sendo 50 vagas imediatas e 50 para formação de cadastro de reserva. O concurso MRE exige como requisito para concorrer a uma das vagas autorizadas o nível superior em qualquer área.

Conforme estabelecido pelo art. 4º da Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, os servidores da carreira de Oficial de Chancelaria têm como responsabilidade a formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessários para o desenvolvimento da política externa brasileira.

O que faz um Oficial de Chancelaria e um Assistente de Chancelaria? 

O Oficial de Chancelaria é um servidor público que trabalha no Ministério das Relações Exteriores e é responsável por uma variedade de atividades relacionadas à política internacional, tanto na área fim, quanto na área meio, com ênfase maior nesta.

Segundo a Lei 11.440/2006, que criou os cargos de Oficial de Chancelaria, em seu artigo 4º, “Aos servidores integrantes da Carreira de Oficial de Chancelaria, de nível superior, incumbem atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira.”

Dentre suas principais funções estão: atividades relacionadas à administração e logística, gestão de pessoas, contabilidade, área consular, cultural, projetos de cooperação e apoio à área política.

Situação atual 

De acordo com a Lei 12.601 de 23 de março de 2012, foram criadas 893 cargos de Oficial de Chancelaria para provimento gradual a partir de 2011. No entanto, desde então, foram providos apenas 90 cargos, ou seja, ainda há 803 cagos vagos, o que representa um grande déficit de servidores para o órgão. 

Não apenas os candidatos esperam ansiosos por esse concurso, mas também os próprios servidores do Ministério das Relações Exteriores, que, diante de um cenário de carência de Oficiais e Assistentes de Chancelaria, recebe uma carga de trabalho maior e muitos setores e postos no exterior estão constantemente sublotados. 

Histórico de Concursos 

Não há uma regularidade do concurso de Oficial de Chancelaria. De 2006 até hoje, houve apenas 3 concursos para o cargo, cujos editais foram publicados em 2006, 2008 e 2015.

O último concurso público para o cargo de Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi realizado em janeiro de 2016, e foi destinado ao provimento de 60 vagas.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca organizadora escolhida para o certame. O concurso foi homologado em maio de 2016. Em 2018 o prazo de validade do certame foi prorrogado até maio de 2020.

Anteriormente, o último concurso público para Oficial de Chancelaria havia sido realizado em 2009 e foi organizado pela Cespe/Cebraspe, com oferta de 30 vagas.

Já o último concurso de Assistente de Chancelaria ocorreu em 2008. A seleção foi organizada pelo Cespe, atualmente chamado de Cebraspe, e teve como objetivo preencher 100 vagas. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas que abrangiam diversas áreas, tais como Língua Portuguesa, Informática, Noções de Administração, Noções de Contabilidade, Noções de Língua Inglesa e Raciocínio Lógico.

É importante ressaltar que a realização de novos concursos públicos para o cargo de de Chancelaria depende da necessidade do Ministério das Relações Exteriores e da autorização do governo federal, de acordo com as leis orçamentárias e a disponibilidade de recursos.

Qual é o salário de um Oficial de Chancelaria? 

O salário inicial para o cargo de Oficial de Chancelaria é de R$ 10.169,77 e pode chegar até R$ 14.882,29 no final da carreira. O detalhamento da progressão da carreira e salário é dado pela Lei 12.775/12, que dispõe sobre a remuneração da carreira de Oficial de Chancelaria.

A progressão da carreira e salário são ditadas pela mesma Lei 12.775/12. No exterior, os salários são em dólar e o valor aumenta significativamente.

Requisitos para o Ingresso na Carreira 

Primeiramente, para ingressar na carreira de oficial de chancelaria, é necessário passar por um concurso público e atender aos seguintes requisitos: 

Para concorrer a uma vaga na carreira em questão, é necessário preencher os seguintes requisitos:  

  • Ter a nacionalidade brasileira, ou portuguesa com reconhecimento do estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses; 
  • Possuir gozo dos direitos políticos;  
  • Ter no mínimo 18 anos de idade;  
  • Possuir diploma de nível superior emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério de Educação;  
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos e civis;  
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de homens);  
  • Não ter sofrido penalidades por prática de improbidade administrativa; 
  • Apresentar declarações de bens e valores patrimoniais;  
  • Estar apto física e mentalmente para exercer a carreira;  
  • Não ter antecedentes criminais;  
  • Não estar impedido de ocupar cargos públicos federais. 

Embora os requisitos para a carreira de oficial de chancelaria sejam semelhantes aos da carreira de diplomata, há diferenças significativas entre os concursos para essas duas carreiras. Assim, o concurso para oficial de chancelaria não segue uma estrutura previsível em termos de conteúdo ou periodicidade e não requer que o candidato seja brasileiro nato. 

A prova do concurso para oficial de chancelaria geralmente abrange conhecimentos em português, inglês, direito constitucional, direito administrativo, raciocínio lógico e atualidades, mas a estrutura da prova pode variar bastante. O último concurso foi realizado em 2015 e contou com uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, além de uma prova escrita discursiva e um curso de preparação. 

O último edital previa a seguinte estrutura 

  • Primeira etapa: composta por Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório 
  • Segunda etapa: composta pelo Curso de Preparação (Curso  de  Preparação  à  Carreira  de  Oficial  de  Chancelaria), também de caráter eliminatório e classificatório. 

A Prova Objetiva contava com 80 questões de múltiplas escolhas com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. 

As disciplinas cobradas no último concurso e sua distribuição de questões foi a seguinte: 

A Prova Escrita Discursiva foi composta de três questões de Língua Portuguesa e outras três questões de Língua Inglesa, sendo uma delas valendo 20 pontos, com pontuação máxima em cada prova de 60 pontos e 120 pontos no total da prova discursiva. 

A primeira questão consistia na elaboração de uma resumo, cujo objetivo era avaliar a  capacidade de síntese bem como domínio da língua portuguesa e inglesa. 

Já a segunda questão consistia na elaboração de um texto a partir de uma situação comunicativa real, que avaliava a capacidade de adaptar a formulação linguística a situações comunicativas específicas, além do domínio da língua portuguesa e inglesa. 

Finalmente, a terceira questão solicitava ao candidato a interpretação de um texto, objetivando avaliar a capacidade do candidato de compreender e extrair informações importantes de um texto, identificar ideias centrais e inferir significados implícito. 

Todas as questões avaliavam o desempenho linguístico do candidato como um todo, principalmente coesão, coerência, clareza, adequação linguística e correção gramatical. 

Ademais, as provas do último concurso foram realizadas nas seguintes cidades: Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA. 

Curso Preparatório

Em suma, o Curso de Preparação à Carreira de Oficial de Chancelaria foi realizado presencialmente pelo Ministério das Relações Exteriores, na Secretaria de Estado, em Brasília (DF), com duração total de 40 horas e, para esta etapa o candidato fazia jus a um auxílio financeiro. 

A segunda etapa do processo seletivo (Curso de Preparação) foi aberta para candidatos classificados na primeira etapa em até três vezes o número de vagas disponíveis. 

Por fim, após o término do Curso de Preparação, uma prova de múltipla escolha com formato Certo e Errado contendo 60 questões foi aplicada, abrangendo a matéria ensinada no curso de preparação relativa ao Serviço Consular Brasileiro. 

Nomeação e Relação Candidato-vaga 

Foram nomeados em 5 de junho de 2017 sessenta candidatos aprovados no concurso e no curso de formação para o cargo de Oficial de Chancelaria.  

No dia 8 de maio de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria nº 196, autorizando o provimento adicional de 30 candidatos aprovados e não convocados no último concurso. Foram nomeados, então, mais 30 Oficiais de Chancelaria em 2020, totalizando 90 candidatos nomeados por meio do último concurso. 

Concorreram às vagas 15.463 candidatos, o que levou a concorrência a média de 257,72 candidatos por vaga. 

O concurso anterior realizado em 2008, ofereceu 150 vagas para a carreira. No entanto, de acordo com informações da assessoria do órgão, entre os aprovados da seleção, 227 tomaram posse. 

De acordo com a Fundação Carlos Chagas, 10.893 candidatos concorreram as 150 vagas, o que configurou uma concorrência de, em média, 72 candidatos por vaga. 

Motivos para fazer o concurso  

Uma das vantagens de seguir carreira no Ministério das Relações Exteriores (MRE) como Oficial de Chancelaria é ter a possibilidade de trabalhar tanto no Brasil, em Brasília ou em escritórios de representação nos estados, quanto em postos do Itamaraty no exterior.  

Durante o período em que estiver no exterior, o servidor recebe sua remuneração em dólar americano, variando de acordo com a classificação do posto, e ainda recebe auxílio moradia. 

Tanto no Brasil como no exterior, o Oficial tem a oportunidade de trabalhar com os mais diversos assuntos de relevância para a política externa brasileira, tais como administração e logística, gestão de pessoas, contabilidade, consular, cultural, projetos de cooperação e apoio à área política. 

O órgão tem atraído um perfil jovem de carreiras diversas e habilidades distintas, o que agrega não apenas para o MRE, como também para os próprios servidores. 

Quando devo começar a estudar? 

Se você se interessou de verdade pelo cargo de Oficial de Chancelaria, a hora de começar a estudar é o quanto antes. 

A concorrência é bastante acirrada e certas matérias não se aprendem em um curto espaço de tempo. 

Se seu conhecimento da língua inglesa ainda não é nível avançado, comece por esta! 

Venha com o Soma Concursos que nós iremos orientar os seus estudos. 

Como estudar para o concurso de Oficial de Chancelaria?

Você quer saber a melhor forma de se preparar para esse concurso? 

Deixa seu nome e contato aqui que iremos lhe contar! 

Atribuições dos Cargos

Oficial de Chancelaria – 40 horas semanais

Atribuições: atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.

Sobre o MRE

Em suma, o Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty (em referência ao palácio que abriga a sede do ministério em Brasília), é o órgão do governo brasileiro responsável por formular e implementar a política externa do país. Sua missão é promover os interesses nacionais brasileiros no cenário internacional e contribuir para a paz e o desenvolvimento no mundo.

Assim, entre as principais atribuições do Ministério das Relações Exteriores estão:

  1. Representar o Brasil no exterior e receber os representantes diplomáticos de outros países no Brasil;
  2. Negociar acordos bilaterais e multilaterais com outros países, organizações internacionais e blocos econômicos;
  3. Coordenar a participação do Brasil em fóruns internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC);
  4. Prestar assistência consular aos cidadãos brasileiros no exterior e aos estrangeiros no Brasil;
  5. Promover a imagem do Brasil no exterior, divulgando sua cultura, seus produtos e serviços;
  6. Fornecer informações sobre a política externa brasileira e sobre temas de relações internacionais para a imprensa e para a sociedade em geral.

Para cumprir essas funções, o Ministério das Relações Exteriores conta com uma ampla rede de embaixadas, consulados, missões e representações brasileiras no exterior, bem como com uma equipe de diplomatas e servidores públicos especializados em questões internacionais.

Vem ser SOMA!

Por fim, se você se identifica com as atribuições e cargos do concurso MRE – Oficial de Chancelaria e deseja se tornar servidor da carreira, não perca mais tempo! Portanto, comece agora mesmo a sua preparação, com SOMA Concursos você pode! Confira nossas promoções, pacotes e assinaturas! Clique Aqui!

No entanto, quer saber mais sobre este ou outros concursos, então acompanhe nossas redes sociais!

Concurso MRE: edital previsto para 2023! 

Status: previsto para 2023

Banca: a definir

Cargos: Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria

Vagas: a definir

Salários: até R$ 14.882,00

Inscrições: a definir

Provas: a definir

Escolaridade: médio e superior

Últimos Editais: Oficial de chancelaria 2015 I Assistente de chancelaria 2008

QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?

Então acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Assim, você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!

Portanto, assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.

Assinatura Ilimitada!

Enquanto isso, quer ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Então não veja seus amigos e conhecidos serem aprovados e você não, confira agora a nossa assinatura ILIMITADA.

ANDRÉ SÓCRATES

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília

Artigos Relacionados

IMASUL MS

Fiscal Ambiental

Concurso IMASUL MS

Curso Preparatório IMASUL Fiscal Ambiental

8x

R$ 52,38

Conheça o curso

ASSINATURA ILIMITADA

Todos os cursos

Assinatura Ilimitada

Todos os cursos por 12 meses

12x

R$ 58,25

Conheça o curso

Política de Privacidade
SOMA CONCURSOS

Agradecemos por escolher o Soma Concursos.

Nosso compromisso é oferecer uma experiência de estudo e aprendizado excepcional, ajudando você a alcançar seu objetivo: a aprovação.

Esta Política de Privacidade explica como o Soma Concursos, com CNPJ 46.565.049/0001-92 e razão social A S R Cursos e Editora LTDA, coleta, trata e utiliza seus dados pessoais. Valorizamos sua privacidade e estamos empenhados em proteger suas informações pessoais.

Caso você não concorde com o conteúdo desta política, não recomendamos a utilização de nossa plataforma.

Introdução

Esta Política integra os Termos de Uso do Soma Concursos. A leitura cuidadosa é essencial para entender como protegemos sua privacidade e tratamos seus dados pessoais. O uso da plataforma implica na aceitação desta Política.

Dados Pessoais Coletados, Tratados e Armazenados pelo Soma Concursos

No Soma Concursos, coletamos e tratamos dados como:

  • Informações fornecidas no cadastro (nome, CPF, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, escolaridade, etc.);
  • Dados de navegação em nossos sites, como endereço IP, localização geográfica, tipo de navegador, páginas visitadas;
  • Informações de interações com nosso atendimento ao cliente;
  • Dados coletados através de tecnologias como cookies e web beacons.
 

Compartilhamento de Informações

Os dados pessoais podem ser disponibilizados na área do aluno, incluindo nome, foto de perfil, metas de curso, entre outros. Ao fornecer esses dados ou publicar conteúdos, você consente com a divulgação dessas informações.

Uso e Finalidade dos Dados Coletados

Utilizamos seus dados para:

  • Gerenciar seu cadastro e acesso ao conteúdo;
  • Suporte e prevenção de fraudes;
  • Melhorias na plataforma;
  • Comunicações relacionadas aos nossos serviços e novidades;
  • Análises para personalização e recomendações de conteúdo.
 

Fornecimento de Dados para Proteção da Plataforma

Podemos utilizar suas informações para atender leis, prevenir atividades ilegais, proteger nossos direitos e segurança dos usuários.

Sobre o Cancelamento do Envio de Informações

Você pode optar por não receber mais e-mails do Soma Concursos através do link de cancelamento disponível em nossas comunicações.

Exclusão de Dados Pessoais

Os dados serão mantidos pelo tempo necessário e conforme as leis aplicáveis. Para alterar ou excluir suas informações, entre em contato pelo e-mail contato@somaconcursos.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Reservamo-nos o direito de modificar esta Política. Qualquer alteração será comunicada adequadamente.

Direitos com Relação aos Seus Dados Pessoais

Você tem direitos previstos na LGPD, incluindo acesso, correção e exclusão de seus dados. Para exercê-los, entre em contato com nosso Encarregado pelo e-mail contato@somaconcursos.com.br.

Terceiros e Parceiros

Esta Política de Privacidade será regida e interpretada de acordo com a legislação brasileira, sendo eleito o Foro da Comarca de Brasília para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

Lei Aplicável e Jurisdição

Esta Política é regida pela legislação brasileira e qualquer litígio será resolvido no Foro da Comarca de São Paulo.

Informações e Dúvidas

Para dúvidas gerais: contato@somaconcursos.com.br.
Para dúvidas sobre dados pessoais: contato@somaconcursos.com.br.

Oferta Especial Soma Concursos!

7 dias de acesso GRATUITO para um Curso Preparatório do SOMA.

Pronto para avançar na carreira pública? O Soma Concursos oferece 7 dias grátis para um curso preparatório. Cadastre-se agora e garanta seu acesso!

Ao enviar este formulário você concorda com a nossa

Política de privacidade.
confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

Assine já
Área do aluno

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

Por favor, preencha seus dados abaixo para realizar o download dos simulados.

confirmação de envio de formulário

Faça o download do simulado clicando nos links abaixo:

confirmação de envio de formulário

Recebemos os seus dados com sucesso! Você receberá o acesso de 7 dias gratuito via mensagem no WhatsApp cadastrado.

Precisa de Ajuda?