Concurso IBRAM DF: Publicada Portaria que reformula os Cargos e Especialidades das carreiras ambientais do Órgão!

IBRAMDF

Na última terça-feira, 9 de agosto, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal uma Portaria que reorganiza as Carreiras e Especialidades dos cargos do IBRAM – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal. 

A Portaria nº 41, de 1 de agosto de 2022, extingue algumas especialidades, redistribui atuais integrantes, reformula carreiras e define jornadas de trabalho, bem como atribuições dos ocupantes dos cargos do órgão.

Veja detalhes do Portaria abaixo:

Como o documento mostra, as especialidades de “Relações Públicas,Jornalismo, Arquivistas e Bibliotecários”, atualmente realizadas pela carreira de Analista de Atividades Ambientais do Meio Ambiente, agora tornam-se desnecessárias, ficando os atuais ocupantes dessas especialidades remanejados para outras compatíveis com o cargo. 

A Portaria também altera a jornada de trabalho do cargo de Técnico em Atividades do Meio Ambiente, Especialidade “Monitor de Unidade de Conservação”, passando este a incluir sábados, domingos e feriados em suas escalas conforme a necessidade da Administração e regulamento interno do Brasília Ambiental.

Mudança de Especialidades das Carreiras de Atividades em Meio Ambiente:

O documento publicado no D.O. do DF também traz as novas alterações com relação às carreiras ambientais do IBRAM.

Com elas, as distribuições das carreiras ficaram da seguinte maneira:

Cargo: ANALISTA DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE.

Especialidades:

  1. Administrador;
  2. Advogado;
  3. Analista Administrativo;
  4. Analista de Comunicação;
  5. Analista de Tecnologia da Informação;
  6. Arquivista/Bibliotecário;
  7. Biólogo;
  8. Contador;
  9. Economista;
  10. Educador Ambiental;
  11. Médico Veterinário;
  12. Químico.

Cargo: TÉCNICO DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE.

Especialidades:

  1. Agente Administrativo;
  2. Agente de Educação Ambiental;
  3. Monitor de Unidade de Conservação;
  4. Técnico de Contabilidade;
  5. Técnico de Informática;
  6. Técnico em Eventos;
  7. Técnico em Multimídia.

Como Atribuições Gerais dos Cargos, os integrantes do IBRAM passam a ter as seguintes funções:

ANALISTA DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE: 

Executar e fazer executar as políticas ambiental e de recursos hídricos do Distrito Federal;

Propor e desenvolver ações de promoção, proteção, conservação, preservação, recuperação, restauração, reparação e vigilância dos recursos ambientais do Distrito Federal;

Implantar e operacionalizar sistemas de informações e de monitoramentos ambientais;

Emitir pareceres, laudos, e relatórios técnicos e atos administrativos e técnicos em matérias de sua competência;

Elaborar estudos técnicos, projetos, normas e padrões de interesse de sua unidade orgânica;

Participar de comissões e grupos de trabalho;

Representar o superior hierárquico, quando designado;

Cumprir as competências regimentais da sua unidade orgânica;

Executar as atribuições que lhe são diretamente designadas.

CARGO DE TÉCNICO DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE:

Executar as tarefas atribuídas pelas chefias;

Propor técnicas, métodos e sistemas com o propósito de otimizar os serviços de sua unidade orgânica;

Elaborar documentos administrativos e técnicos na sua área de competência;

Organizar informações e documentos de interesse da sua unidade orgânica;

Participar de comissões e grupos de trabalho;

Representar o superior hierárquico, quando designado;

Cumprir as competências regimentais da sua unidade orgânica;

Executar as atribuições que lhe são diretamente designadas.

Lembrando que dentro de cada Especialidade dos Cargos também foram definidas atribuições específicas e detalhadas, além dos requisitos para ingresso no cargo, competências pessoais.

Atribuições e Requisitos por Especialidades do Cargo de Analista de Meio Ambiente:

1 – Administrador: 

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades administrativas relativas à gestão ambiental, organização e métodos, recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material, transporte, cargos e salários; realizar estudos e pesquisas que visem ao estabelecimento de políticas e diretrizes administrativas e de inovação;

Participar na elaboração de projetos de estruturas organizacionais e de manuais de procedimentos; 

Assessorar em atividades específicas de Administração; 

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos de acordo com a área de conhecimento específico; participar de programas de treinamento; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação

em Administração Pública ou de Empresas expedido por instituição de ensino superior

reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Postura proativa; demonstrar capacidade de análise e síntese; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar visão crítica; trabalhar em equipe.

2 – Advogado:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a pesquisas jurídicas, estudos e análises de dados relativos à área; 

Elaborar projetos sobre assuntos jurídicos; 

Pesquisar, propor e analisar leis, decretos, regulamentos e demais atos normativos; acompanhar o andamento de processos; 

Cumprir e fazer cumprir prazos legais; 

Realizar audiências judiciais e administrativas; 

Participar de negociações; 

Prestar assistência jurídica sempre que se fizer necessário; 

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos; 

Participar de programas de treinamento; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar capacidade de interpretação e negociação; demonstrar fluência verbal e escrita; manter-se atualizado; evidenciar capacidade de análise e síntese; demonstrar senso crítico.

3 – Analista Administrativo:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes à gestão estratégica de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de logística e manutenção, de licitações e contratos, de orçamento e finanças, de controle interno, ouvidoria, auditoria, inovação e outras atividades complementares administrativas; 

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos de acordo com a área de conhecimento específico; 

Participar de programas de treinamento; 

Executar e assessorar em atividades específicas da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe, quando aplicável.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar capacidade empreendedora; demonstrar

proatividade; demonstrar capacidade de trabalho em equipe; demonstrar visão sistêmica;

demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita.

4 – Analista de Comunicação:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades de comunicação; 

Editar, redigir, interpretar e organizar as notícias e informativos a serem divulgados externa ou internamente;

Realizar cobertura, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão e internet; 

Editar jornais eletrônicos para o público externo e interno; 

Preparar entrevistas coletivas e individuais para técnicos e dirigentes da Instituição;

Preparar release e clipping para circulação interna; 

Executar atividades relativas a designer gráfico em multimeios (internet, redes sociais, impressos, audiovisuais, etc.); 

Planejar, coordenar, produzir, executar e divulgar campanhas de comunicação internas e externas;

Intermediar contatos com veículos de comunicação para efetivar contratos ou serviços de publicidade; 

Planejar, executar, produzir e divulgar campanhas publicitárias; 

Participar de programas de treinamento; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade, ou em Marketing, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe, quando aplicável.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Manter-se bem informado; admitir opiniões divergentes; cultivar a capacidade de observação; desenvolver capacidade de improvisação; manter imparcialidade ao informar; revelar dinamismo; mostrar proatividade; demonstrar criatividade.

5 – Analista de Tecnologia da Informação:

Desenvolver e implantar sistemas informatizados; 

Dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas; 

Especificar arquitetura dos sistemas e infraestrutura de tecnologia da informação; 

Propor e implantar ferramentas de desenvolvimento; 

Especificar programas de TI; 

Codificar aplicativos; 

Administrar ambientes informatizados; 

Prestar suporte técnico ao usuário; 

Realizar treinamentos; 

Elaborar documentação técnica; 

Estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; 

Pesquisar tecnologias em informática; 

Emitir parecer sobre assuntos de sua competência; 

Executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade e responsabilidade.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na área de Ciências da Computação ou Tecnologia da Informação e Comunicação, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou ainda diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação acrescido de certificado de conclusão de curso de pós-graduação, com no mínimo 360hs, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar capacidade empreendedora; demonstrar proatividade; demonstrar capacidade de trabalho em equipe; demonstrar visão sistêmica; demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita.

6 – Arquivista/Bibliotecário:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades arquivísticas, estudos e pesquisas com enfoque histórico-administrativo sobre gerenciamento de informação e de gestão documental e sua aplicação; 

Elaborar e coordenar projetos de organização de acervos documentais; 

Organizar e dirigir serviços de arquivo e de protocolo; 

Coletar, orientar e acompanhar processo documental informativo; 

Coordenar as atividades de avaliação, seleção, eliminação e conservação de documentos; Orientar o planejamento e execução de processos de automação aplicados aos arquivos; Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades específicas de Biblioteconomia e documentação; 

Desenvolver estudos e pesquisas que visem à definição das necessidades de informação e sua aplicação; 

Disponibilizar informação em qualquer suporte; 

Disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimento;

Elaborar documentos técnicos sobre assuntos Arquivísticos e Biblioteconomia; 

Assessorar atividades específicas da área de atuação; 

Participar de programas de treinamento;

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em

Arquivologia ou em Biblioteconomia, expedido por instituição de ensino superior

reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe, quando

aplicável.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Trabalhar em equipe; demonstrar capacidade empreendedora, criatividade e flexibilidade; desenvolver raciocínio lógico e abstrato; evidenciar visão espacial; evidenciar capacidade de organização e de comunicação.

7 – Biólogo:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades relativas à vistoria, perícia, avaliação e análise de documentos dos vários setores da Biologia ou a ela ligados; 

Realizar estudos técnicos e coleta de dados, prestando informações sob a forma de pareceres, laudos e relatórios nas diversas áreas da Biologia, indicando a fundamentação teórica, métodos e parâmetros aplicados às principais formas de poluição e contaminação do ar, da água e do solo e seus efeitos sobre a saúde e o ambiente; 

Avaliar impactos ambientais por interferência antrópica; 

Participar de estudos e avaliação do patrimônio natural e seus serviços afins e correlatos;

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos de acordo com a área de conhecimento específico, em especial os relacionados ao planejamento territorial como: Planos de Manejo, Planos de Uso e Ocupação do Solo, Planos de Ordenamento Territorial, Planos Diretores Locais, Zoneamento Ecológico Econômico;

Participar de programas de treinamento; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma,devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Ciências Biológicas, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no respectivo Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar capacidade de investigação; evidenciar senso

crítico; trabalhar com objetividade e criatividade; demonstrar postura proativa; trabalhar em

equipe.

8 – Contador:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes à movimentação contábil da entidade; 

Elaborar, conferir e aprovar balancetes, balanços, conciliação bancária e outros; 

Prestar esclarecimentos dos fatos contábeis ao controle interno e ao Tribunal de Contas; elaborar demonstrações contábeis; 

Gerenciar custos e orçamentos; 

Realizar auditoria interna; atender solicitações de órgãos fiscalizadores;

Participar de programas de treinamento; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo: 

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de

graduação em Ciências Contábeis, expedido por instituição de ensino superior

reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar raciocínio lógico e matemático; evidenciar senso crítico; trabalhar em equipe; demonstrar postura proativa; demonstrar capacidade de análise e síntese.

9 – Economista:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades relativas a estudos e análises de natureza econômica, financeira e administrativa;

Providenciar o levantamento de dados e informações para estudos da viabilidade econômico-financeira de projetos;

Coordenar a coleta de dados necessários à elaboração das propostas orçamentárias;

Participar de programas de treinamento;

Assessorar atividades específicas de Economia;

Valorar impactos, bens e serviços ambientais; 

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental  e de recursos hídricos de acordo com área de conhecimento específico.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Trabalhar em equipe; transmitir conhecimentos; formular

conceitos abstratos; demonstrar raciocínio lógico; aplicar métodos quantitativos.

10 – Educador Ambiental:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar planos, programas, projetos, cursos e outras ações voltadas a questões socioambientais em instituições de ensino, empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor; 

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos, de acordo com a área de conhecimento específico; 

Participar de programas de treinamento; 

Assessorar em atividades específicas de educação ambiental; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de graduação em nível superior, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe, quando aplicável.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar liderança; demonstrar capacidade de trabalho em equipe; demonstrar visão sistêmica; demonstrar capacidade de intermediar

conflitos; demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita.

11 – Médico Veterinário:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a estudos e pesquisas que visem à proposição de políticas e diretrizes médico-veterinárias; 

Inspecionar indústrias e comércios de alimentos de origem animal; 

Realizar defesa sanitária e fomento animal; 

Definir normas e padrões médico- sanitários; 

Implantar e coordenar a criação de animais silvestres em zoológicos e laboratórios;

Assessorar atividades específicas de Medicina Veterinária; 

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos de acordo com a área de conhecimento específico.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Medicina Veterinária, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar habilidade manual; demonstrar resistência física; demonstrar versatilidade; agir com iniciativa; agir com coragem.

12 – Químico:

Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar programas, projetos, pesquisas e tarefas relacionadas à química; 

Proceder análises laboratoriais para controle e monitoramento da qualidade do ar; realizar análises químicas, físicas, físico-químicas, microbiológicas, de tecnologia mineral; 

Realizar pesquisas de novas metodologias de análise e processos químicos, pesquisa laboratorial, atividades concernentes a sistemas de controle de qualidade, ensaios em equipamentos de laboratórios e em escala piloto; 

Acompanhar o desenvolvimento da indústria de equipamentos, materiais e reagentes; Elaborar relatórios, trabalhos técnico-científicos para publicação, seminários, congressos etc.; 

Propor mudanças quanto a atualização na legislação pertinente à sua área de competência;

Executar atividades de coordenação, gerenciamento e assessoramento relacionadas a políticas, pesquisas, estudos e projetos na área ambiental e de recursos hídricos de acordo com a área de conhecimento específico; 

Participar de programas de treinamento; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Química ou Química Tecnológica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar capacidade de negociação; desenvolver raciocínio lógico; tomar decisões; evidenciar criatividade.

Atribuições e Requisitos por Especialidades do Cargo de Técnico de Meio Ambiente:

1 – Agente Administrativo:

Executar atividades relacionadas a serviços de apoio administrativo; organizar e atualizar arquivos e fichários; 

Redigir, digitar, conferir, expedir e arquivar documentos variados; 

Levantar dados e informações; 

Atender telefonemas e anotar recados; 

Colaborar na análise e instrução de processos; 

Acompanhar e controlar a tramitação de expedientes relacionados à unidade de trabalho;

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido

por instituição de ensino reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar iniciativa; demonstrar habilidade verbal e

escrita; trabalhar em equipe; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar capacidade de

organização.

2 – Agente de Educação Ambiental:

Auxiliar no planejamento, controle e execução de programas, projetos e atividades relacionadas à educação ambiental; 

Desenvolver estudos, pesquisas, levantamentos e diagnósticos relacionados à educação ambiental; 

Fornecer subsídios à formulação de políticas, diretrizes, planos e ações relacionadas à educação ambiental; 

Prestar assistência à implantação, manutenção e funcionamento de programas, projetos e atividades relacionadas à educação ambiental; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar iniciativa; demonstrar habilidade verbal e escrita; trabalhar em equipe; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar capacidade de organização.

3 – Monitor de Unidade de Conservação:

Orientar visitantes das Unidades de Conservação;

Apoiar programas, projetos, atividades e ações relacionadas à manutenção e implementação de unidades de conservação; 

Monitorar atividades de educação, cultura, esporte e lazer realizadas nas Unidades de Conservação; 

Contribuir em atividades diversas de apoio operacional e técnico em Unidades de Conservação; 

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio, expedidos

por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio dos sistemas de ensino.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar iniciativa; demonstrar habilidade verbal e escrita; trabalhar em equipe; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar capacidade de organização.

4 – Técnico em Contabilidade:

Executar atividades relacionadas à contabilidade geral; 

Operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial de regularização; 

Efetuar orçamento das despesas de custeio de pessoal, obrigações patrimoniais, materiais de consumo e outros serviços e encargos; 

Emitir periodicamente balanços orçamentários e executar alterações no orçamento;

Conferir e registrar, em fichas contábeis, todas as despesas do órgão;

Participar de programas de treinamento;

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Certificado, devidamente registrado, de conclusão do curso Técnico de Contabilidade, expedidos por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio dos sistemas de ensino e registro no Conselho de Classe.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar postura proativa; trabalhar em equipe; demonstrar flexibilidade; raciocinar logicamente; dominar grandezas numéricas.

5 – Técnico em Informática:

Realizar atividades, de natureza técnica e administrativa, relacionadas ao gerenciamento de serviços de TI e de segurança da informação, desenvolvimento, implantação e/ou manutenção de sistemas de informação, infraestrutura de TI e microinformática;

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo: 

Certificado, devidamente registrado, de conclusão do curso Técnico de informática, Técnico em desenvolvimento de sistemas, Técnico em informática para internet, Técnico em manutenção e suporte a internet, Técnico em redes de computadores ou similares, expedidos por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio dos sistemas de ensino.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar postura proativa; trabalhar em equipe; demonstrar flexibilidade e capacidade de organização; raciocinar logicamente.

6 – Técnico em Eventos:

Planejar, organizar e executar serviços de apoio técnico e logístico a eventos de diversas classificações e tipologias;

Utilizar normas de cerimonial e protocolo;

Operar ferramentas de marketing e de divulgação;

Executar procedimentos de recepção e encaminhamentos demandados nos eventos;

Coordenar a montagem de ambientes e a execução dos serviços contratados nos eventos;

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo: 

Certificado, devidamente registrado, de conclusão do curso Técnico em Eventos ou similares, expedidos por instituição educacional, reconhecida pelo órgão próprio dos sistemas de ensino.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: Demonstrar iniciativa; demonstrar habilidade verbal e escrita; trabalhar em equipe; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar capacidade de organização.

7 – Técnico em Multimídia:

Desenvolver comunicação visual em meios eletrônicos, interfaces interativas, publicações digitais, animações 2D e 3D, jogos eletrônicos, web sites, web TV, TV digital e conteúdo audiovisual;

Organizar e preparar arquivos digitais para aplicações web e multimídia, animações e games;

Aplicar técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento que compõem estruturas de navegação em mídias digitais;

Executar atualização de páginas web e portais;

Executar outras atividades de interesse da área.

Requisitos do Cargo:

Certificado, devidamente registrado, de conclusão do curso

Técnico em Multimídia ou similares, expedidos por instituição educacional, reconhecida pelo

órgão próprio dos sistemas de ensino.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS:

Demonstrar iniciativa; demonstrar habilidade verbal e escrita; trabalhar em equipe; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar capacidade de organização.

A discriminação detalhada de cada cargo e especialidade você pode conferir no documento publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, Portaria nº 41, pags 3 a 7.

Lembramos que o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – IBRAM, confirmou à nossa equipe, no dia 9 de agosto, que estão trabalhando para que o edital do concurso e a aplicação das provas ocorra ainda esse ano, com nomeações de boa parte dos aprovados em 2023.

A expectativa é de que sejam ofertadas 219 vagas para cargos de nível médio e superior, abrangendo também cadastro de reserva. Ainda não foram definidas as distribuições de vagas por especialidades. 

As remunerações podem ultrapassar facilmente R$: 5.980,00 iniciais para técnico e R$: 9.600,00 para analista, superando outros órgãos da área ambiental como IBAMA e ICMBIO.

Para você que deseja ingressar em uma das carreiras ambientais do IBRAM, o SOMA Concurso já tem pacotes de cursos na área. Acesse nosso site e saiba mais.

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ANDRÉ SÓCRATES

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília

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