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Concurso FEPAM: Saiu o edital! São 56 vagas para diversas áreas e remuneração de até R$6.646,96

FEPAM

Concurso FEPAM: Saiu o edital! São 56 vagas para diversas áreas e remuneração de até R$: 6.646,96!

Então pessoal, acabou de ser publicado,  na manhã de hoje, 03 de novembro, o edital do concurso da FEPAM! O certame está ofertando 56 vagas em várias áreas de atuação e níveis de escolaridade.

As remunerações variam de R$: 2.484,07 (para cargos de nível médio) a R$: 6.646,96 (para cargos de nível superior). 

As inscrições começam hoje, às 16:00hs (horário de Brasília), e vão até às 16:00hs do dia 15 de dezembro no site da banca organizadora do Instituto Consulplan – ( www.institutoconsulplan.org.br ).

O valor da taxa de inscrição é de R$: 102,30 para os cargos de Agente Técnico e Administrativo e de R$: 233,24 para dos cargos de Analista.

Haverá possibilidade de isenção para os candidatos que se enquadrarem nos requisitos estabelecidos no edital. A solicitação da isenção deve ser feita no período de 16:00h de hoje, 03 de novembro, até às 16:00hs do dia 07 de novembro.

Os candidatos serão avaliados por Proja Objetiva, de múltipla escolha, contendo  5 opções (A a E) e somente uma alternativa correta. Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de aproveitamento na prova.

Elas serão aplicadas no turno da manhã para Agente Administrativo e no turno da tarde para os demais cargos.

Essa etapa é de caráter classificatório e eliminatório e será aplicada a todos os cargos, na cidade de Porto Alegre – RS.

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As provas do Concurso FEPAM obedecerão as seguintes distribuições:

Para os cargos de Analista:

Para o cargo de Agente Técnico:

Para o cargo de Agente Administrativo:

Os aprovados no certame serão lotados na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter os seguintes requisitos conforme edital:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Ter na data da contratação 18 anos completos 
  • Possuir aptidão física e metal para exercício do cargo
  • Comprovação da escolaridade mínima exigida será feita por meio de diploma registrado e legalmente reconhecido, expedido por instituição de ensino credenciada no Conselho Estadual de Educação (CEE) ou no Ministério da Educação (MEC).

Entre outros.

A distribuição das vagas e remunerações são as seguintes, conforme edital:

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Os servidores da FEPAM tem como atribuições:

ADMINISTRADOR:

1. acompanhar e representar a Fundação em Juízo, por delegação do Diretor-Presidente, na condição de preposto, em processos

judiciais ou administrativos em que a mesma participe como autora, ré ou parte interessada;

2. acompanhar, junto aos órgãos da administração estadual, a tramitação de atos ou documentos de interesse da Fundação,

sujeitos a registro ou publicação;

3. coordenar e supervisionar os serviços gerais, tais como: de vigilância, de conservação, de limpeza e de higiene da área física da

Fundação;

4. coordenar, executar e controlar a seleção, o recrutamento, a admissão e a demissão, a avaliação, o aperfeiçoamento e o

treinamento dos servidores e/ou empregados da Fundação, assim como a formulação da política de pessoal da instituição;

5. desenvolver metodologias apropriadas para a solução de problemas atinentes a sua área de competência;

6. elaborar a programação orçamentária da Fundação, bem como acompanhar, controlar e avaliar sua execução;

7. emitir pareceres sobre a matéria de sua especialidade;

8. manter o cadastro dos bens móveis e imóveis da Fundação, bem como adotar as medidas cabíveis para a aquisição e o

fornecimento do material permanente e de consumo necessário aos seus serviços, executando o controle quantitativo, qualitativo e

de custo;

9. orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares;

10. prestar assessoramento aos Conselhos de Administração e Curador;

11. propor a política financeira no que tange as receitas e as despesas da Fundação;

12. treinar pessoal para o exercício de funções inerentes à sua área de atuação;

13. realizar outras atividades correlatas.

ADVOGADO:

1. atuar em processos administrativos ambientais e institucionais (licitações, contratos, convênios e trabalhistas), exarando

informações, pareceres e decisões;

2. atuar em processos judiciais perante foros, da Capital e do Interior, na Justiça Estadual e Federal;

3. elaborar iniciais, contestações, recursos, e demais peças processuais cabíveis no ordenamento jurídico para a defesa da

Fundação;

4. participar de audiências judiciais;

5. assessorar comissões de sindicância, grupos de trabalho e audiências administrativas;

6. treinar pessoal para o exercício de funções inerentes à sua área de atuação;

7. realizar outras atividades correlatas.

BIÓLOGO:

1. proceder a estudos referentes ao saneamento ambiental, ao tratamento e disposição final do lixo, realizar estudos sobre o

impacto da destinação dos resíduos no ambiente, estabelecendo ligações com todos os projetos que envolvam obras de

saneamento e tratamento de água, e outras atividades afins;

2. participar como instrutor de treinamento nos cursos voltados a área específica;

3. responder, ainda, pelas demais atividades previstas no regulamento de sua profissão;

4. elaborar estudos, projetos e/ou pesquisas nas várias áreas da Biologia, bem como os relacionados à preservação, saneamento e

melhoria da qualidade ambiental;

5. integrar grupos técnicos em pesquisas, projetos e/ou convênios;

6. desenvolver atividades de educação ambiental;

7. elaborar diagnósticos e prognósticos ambientais, na área relativa a sua profissão;

8. realizar vistorias técnicas a campo, bem como atividades de fiscalização ambiental;

9. analisar processos de licenciamento ambiental aplicando a legislação ambiental pertinente;

10. integrar grupos técnicos para análise de EIA/RIMA. prestar informações técnicas sob a forma de pareceres, laudos e relatórios

em assuntos de sua área de competência;

11. realizar estudos referentes a impactos ambientais, bem como a medidas mitigadoras e compensatórias;

12. executar outras atividades correlatas.

ENGENHEIRO AGRÔNOMO:

1. analisar Processos de Licenciamento Ambiental e seus componentes (Projeto Agronômico, Projeto Zootécnico, Projetos de recuperação Ambiental, entre outros documentos essenciais à legalidade dos mesmos) interpretando a Legislação Ambiental vigente;

2. realizar vistorias em campo, elaborar relatórios, diagnósticos e prognósticos ambientais, tudo na área relativa a sua profissão;

3. realizar as demais atividades para as quais esteja habilitado legalmente;

4. executar trabalhos técnicos no campo da Engenharia Agronômica, visando manter a qualidade ambiental de solos agrícolas, e

das águas de irrigação e mananciais hídricos;

5. promover uso e manejo adequado de agrotóxicos e suas embalagens, o cadastramento de agrotóxicos;

6. zelar pelo conforto ambiental de criações domésticas e o manejo adequado das excretas;

7. avaliar o uso de resíduos e efluentes orgânicos de diferentes origens como fertilizante ou corretivo de solos agrícolas;

8. avaliar projetos e empreendimentos de irrigação e drenagem agrícolas, mananciais para dessedentação animal, barragens para contenção de água em meio rural, Assentamentos Rurais, florestamento e reflorestamento, recuperação de áreas degradadas;

9. executar outras tarefas correlatas.

ENGENHEIRO AMBIENTAL:

1. analisar processos de licenciamento, interpretando a legislação ambiental avaliando projetos da área da engenharia ambiental, emitindo pareceres técnicos quanto à viabilidade do licenciamento solicitado integrar grupos técnicos em pesquisas, projetos e/ou convênios;

2. desenvolver atividades de educação ambiental;

3. realizar vistorias em campo;

4. elaborar relatórios técnicos e diagnósticos ambientais realizados a partir de informações obtidas através das ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento executadas;

5. executar outras tarefas correlatas.

ENGENHEIRO CIVIL:

1. analisar processos de licenciamento ambiental com ênfase em saneamento (esgotamento sanitário, resíduos sólidos, abastecimento de água e drenagem urbana) e infra-estrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, terminais de transporte de cargas e passageiros) diversos modais, geração e transmissão de energia elétrica, parcelamento de solo urbano, etc.;

2. realizar análises gerais na área de geotécnica de aterros sanitários e barragens;

3. realizar análises gerais na área de hidrologia aplicada à infra-estrutura urbana (controle de cheias);

4. realizar análises gerais de meio ambiente aplicados a obras;

5. realizar as demais atividades para as quais esteja habilitado legalmente.

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ENGENHEIRO DE MINAS:

1. analisar processos de licenciamento, interpretando a legislação ambiental avaliando projetos da área da engenharia de minas;

2. emitir pareceres técnicos quanto à viabilidade do licenciamento solicitado;

3. integrar grupos técnicos em pesquisas, projetos e/ou convênios;

4. realizar vistorias em campo;

5. avaliar danos ambientais;

6. elaborar relatórios, informações e pareceres técnicos;

7. analisar diagnósticos e prognósticos ambientais, referente a sua atribuição profissional;

8. executar outras tarefas correlatas.

ENGENHEIRO FLORESTAL:

1. analisar Processos de Licenciamento Ambiental e seus componentes (Laudos de Fauna e Flora, Projeto Florestal, Projetos de Recuperação Ambiental, entre outros documentos essenciais à legalidade dos mesmos) interpretando a Legislação Ambiental vigente;

2. realizar vistorias em campo;

3. elaborar relatórios, diagnósticos e prognósticos ambientais na área relativa a sua profissão;

4. realizar as demais atividades para as quais esteja habilitado legalmente.

ENGENHEIRO QUÍMICO:

1. executar trabalhos técnicos no campo da Engenharia Química, visando manter a qualidade e distribuição de água e disposição

final de esgotos, preservando os mananciais hídricos;

2. padronizar, mensurar e realizar controle de qualidade;

3. participar como instrutor de treinamento nos cursos voltados a área específica;

4. responder, ainda, pelas demais atividades previstas no regulamento de sua profissão;

5. analisar processos de licenciamento, interpretando a legislação ambiental avaliando projetos da área da engenharia química;

6. emitir pareceres técnicos quanto à viabilidade do licenciamento solicitado;

7. integrar grupos técnicos em pesquisas, projetos e/ou convênios;

8. executar outras tarefas correlatas.

GEÓLOGO:

1. analisar Processos de Licenciamento Ambiental e seus componentes (Relatório e Plano s de Controle Ambiental- RCA/PCA,

Plano de Lavra, Projetos de Recuperação de Área Degradada);

2. interpretar a Legislação Ambiental vigente;

3. realizar vistorias em campo;

4. avaliar danos ambientais;

5. elaborar relatórios, informações e pareceres técnicos;

6. analisar diagnósticos e prognósticos ambientais, referente a sua atribuição profissional;

7. realizar as demais atividades para as quais esteja habilitado legalmente;

8. possuir conhecimentos de cartografia, sensoriamento e georreferenciamento;

9. elaborar mapas Geológicos e Geotécnicos; Unidades estatigráficas; Tipos de cartas geotécnicas ou de interesse geotécnico;

Solos e rochas utilizados; a Água subterrânea; Condicionantes geológicos à infiltração de poluentes e contaminantes; Estradas e

seus condicionamentos geológicos: Importância da geotecnia e conceitos; ensaios geotécnicos e sedimentológicos;

10. executar outras tarefas correlatas.

QUÍMICO:

1. proceder as análises relativas à qualidade ambiental e monitoramento da qualidade ambiental (classes de águas, padrões de

qualidade do ar, avaliação de impacto ambiental);

2. otimizar de processos visando minimização de resíduos e aproveitamento máximo de energia;

3. avaliar Risco industrial/ambiental Processo de licenciamento ambiental Processo de certificação ambiental (ISO 14000);

4. realizar amostragem e técnicas para análise ambiental: amostras líquidas, sólidas e gasosas, coleta, preservação e manuseio

das amostras, controle de qualidade;

5. realizar análises na área de aquisição e tratamento de dados;

6. realizar análises gerais na área de fundamentos de Titulometria;

7. realizar análises gerais relacionados a Espectroscopia Molecular no UV-vis, Espectroscopia Atômica no UV, Cromatografia Gasosa, Cromatografia Líquida;

8. analisar efluentes líquidos oriundos de processos industriais, sanitários e de mineração: Caracterização geral de efluentes;

9. conhecer processos convencionais de tratamento de efluentes;

10. conhecer processos de tratamento de efluentes com ênfase em minimi¬zação e reciclagem;

11. conhecer processos de controle e tratamento de emissões;

12. conhecer processos de minimização de emissões;

13. conhecer caracterização geral de resíduos;

14. conhecer caracterização da periculosidade (classes de resíduos, ensaios de lixiviação);

15. conhecer gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais;

16. conhecer processos de tratamento e disposição final de resíduos;

17. conhecer processos de Reciclagem;

18. executar outras tarefas correlatas.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:

1. auxiliar na elaboração e execução de propostas de projetos globais da Instituição;

2. participar de comissões, grupos de trabalhos e similares;

3. secretariar reuniões e elaborar atas;

4. representar a Fundação, quando lhe for delegada essa competência, em reuniões e contatos externos;

5. efetuar o controle de arrecadações;

6. participar de julgamento de propostas;

7. fornecer subsídios na elaboração de projetos executados por empresas contratadas ou pela própria Entidade;

8. classificar materiais de acordo com sua ordem e constituição;

9. conferir e registrar, transcrevendo todos os dados para fichas específicas, observando as anotações que devem conter;

10. efetuar tarefas de compras de menor complexidade;

11. participar de grupos para o desenvolvimento de programas globais;

12. prestar informação aos demais Órgãos no que diz respeito à sua área de atuação;

13. providenciar materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento de suas tarefas;

14. conferir e criticar dados e informações levantadas;

15. requisitar apoio administrativo e operacional indispensável ao desenvolvimento dos trabalhos de sua unidade;

16. assinar documentos internos e assuntos de sua competência;

17. fazer cumprir os prazos para a execução de plano s, programas, atividades ou projetos;

18. coletar informações bancárias, compilar dossiê e o revisar periodicamente, registrando alterações eventuais;

19. efetuar pagamentos e controle de pesquisas, tais como: adiantamentos diversos de numerários, pagamentos e outros;

20. efetuar cálculos, controles, relatórios, preenchimento de formulários e outros;

21. coordenar e organizar tarefas de seu setor;

22. acompanhar elaboração de projetos executados por empresas contratadas ou pela própria Entidade;

23. coletar dados e informações solicitadas;

24. participar da execução de atividades pertinentes a licitações e pregões;

25. providenciar passagens, diárias e reservas em hotéis em ocasiões de viagens;

26. realizar pesquisas bibliográficas;

27. orientar, controlar e executar serviços de reprografia e encadernação;

28. coletar informações, executar registros e manter permanentemente organizados arquivos relativos à pessoal, estágios,

patrimônio, materiais, contabilidade, finanças, legislação e imprensa, bem como cadastro de pessoas físicas e jurídicas;

29. controlar contratos;

30. solicitar o atendimento de serviços especializados, quando necessário;

31. prestar atendimento ao público;

32. executar outras atividades correlatas.

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE:

1. exercer suas atividades junto às Divisões técnicas da FEPAM , dando subsídios ao corpo técnico na execução dos trabalhos relativos ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e controle das atribuições da Divisão em que estiver lotado, referente a sua

atribuição profissional;

2. executar outras atividades correlatas.

TÉCNICO EM QUÍMICA:

1. exercer suas atividades junto às Divisões técnicas da FEPAM , dando subsídios ao corpo técnico na execução dos trabalhos relativos ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e controle das atribuições da Divisão em que estiver lotado, referente a sua

atribuição profissional;

2. executar outras atividades correlatas.

TÉCNICO EM SECRETARIADO

1. planejar, organizar e dirigir serviços de secretaria;

2. secretariar reuniões e elaborar atas;

3. marcar e desmarcar entrevistas e tomar as devidas providências para o bom andamento dos serviços;

4. organizar, para aprovação superior, a Ordem do Dia para as reuniões ou sessões e tomar providências para a sua instalação e andamento;

5. anotar e transcrever dados;

6. coletar dados e elaborar relatórios de sua área;

7. elaborar tabelas, gráficos e outros atinentes à sua área;

8. selecionar assuntos por ordem de importância, encaminhando aos responsáveis para o bom andamento dos serviços;

9. revisar criticamente a datilografia/digitação e a forma dos documentos;

10. organizar, manusear e manter atualizados fichários e arquivos;

11. realizar serviços de datilografia/digitação em geral, da sua área de atuação;

12. redigir correspondência simples em português;

13. recepcionar e encaminhar pessoas que se dirijam à Instituição;

14. orientar e prestar informações quando solicitado;

15. prestar informações consultando pastas, fichários, relatórios e outras fontes de informações;

16. participar de atividades de atendimento ao público;

17. executar outras atividades correlatas.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO:

1. redigir correspondência de Rotina;

2. elaborar quadros demonstrativos, fichas, boletins e outros documentos conforme instruções;

3. protocolar, promover e controlar a tramitação de processos e de documentos;

4. efetuar registros em formulários, transcrevendo dados e realizando cálculos necessários;

5. efetuar a classificação e “slipagem” de documentos;

6. elaborar e conferir relações, mapas, faturas, requisições e outros documentos;

7. realizar pagamentos de despesas;

8. receber receitas diversas;

9. controlar contas correntes bancárias;

10. fornecer e controlar adiantamentos de despesas pequenas de pronto pagamento, segundo normas estabelecidas;

11. elaborar demonstrativo da posição financeira, apurando saldos bancários, aplicações de títulos e de caixa;

12. escriturar o livro de caixa;

13. guardar valores (dinheiro, cheques e títulos) da Fundação;

14. receber, conferir e controlar o vencimento de faturas;

15. calcular e efetuar cobrança de receitas da Fundação;

16. redigir textos, quadros demonstrativos, ofícios, memorandos, mapas, grades, fichas, cheques, recibos e demais documentos;

17. realizar a entrada de dados em equipamentos de processamento de dados;

18. manter atualizado o controle de patrimônio;

19. auxiliar no inventário;

20. controlar a utilização de veículos por meio da planilha dos motoristas;

21. manter atualizados arquivos e fichários;

22. receber, atender e encaminhar o público;

23. operar máquinas de reprografia, realizando cópias simples ou múltiplas, ampliação ou redução, conforme solicitação dos setores;

24. encadernar trabalhos e documentos diversos, conforme solicitação;

25. executar outras atividades correlatas.

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Resumo Concurso FEPAM:

Situação atual: edital publicado

Banca organizadora: Consulplan

Cargos : diversos

Escolaridade: Níveis médio, técnico e superior

Lotação: Rio Grande do Sul

Número de vagas: 56 vagas

Remuneração: R$: 2.484,07 a R$: 6.646,96

Inscrições: 3/11/2022 a 15/12/2022

Taxa de inscrição: R$: 102,30 a R$: 233,24

Data da prova objetiva: 5/03/2023

Edital: FEPAM RS 2022

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ANDRÉ SÓCRATES

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília

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