Concurso DNIT 2023: Banca definida! Edital iminente!

FGV é a banca do concurso DNIT 2023! Edital será publicado em breve, veja:

FGV é a banca do concurso DNIT 2023! Edital será publicado em breve, veja:

Alô concurseiros de plantão! O concurso DNIT 2023 já tem banca definida! Isso mesmo!

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) oficializou a contratação de sua banca para o concurso DNIT 2023! Conforme documento, a FGV será a responsável por organizar o certame. 

A confirmação veio através do termo de referência, que também fornece informações adicionais sobre a seleção. É importante destacar que já existem 100 vagas autorizadas para Analista em áreas específicas.

Agora que a banca organizadora foi definida, o edital está prestes a ser publicado a qualquer momento. Além disso, as oportunidades oferecem remunerações iniciais atrativas, variando de R$ 10.294,64 a R$ 12.812,32.

Cargos e Vagas

De acordo com o termo, a distribuição de vagas é a seguinte:

Analista Administrativo: 50 vagas;

  • Analista Administrativo (especialidade: Administrativo);
  • Analista Administrativo (especialidade Contabilidade);
  • Analista Administrativo (especialidade Tecnologia de informação);

Analista em Infraestrutura de Transportes: 50 vagas

  • Subespecialidade: engenharia civil

Vale destacar que o concurso do DNIT incluirá cotas para pessoas negras e com deficiência, reservando 5% das vagas para candidatos com deficiência e 20% para candidatos negros, desde que haja pelo menos 4 vagas nessa condição em cada localidade.

Remuneração dos Cargos

Os reajustes salariais resultaram em novas remunerações iniciais para os cargos do DNIT, com valores a partir de R$ 5.402,71 para Técnicos Administrativos e chegando a R$ 12.812,32 para Analistas em Infraestrutura de Transportes.

Cronograma DNIT 2023

O cronograma preliminar do concurso DNIT oferece uma previsão das datas para as atividades, como a publicação do edital em até 30 dias após a assinatura do contrato.

As inscrições ocorrerão entre 37 e 86 dias após a assinatura do contrato, com valores de taxa de inscrição de R$ 68,00 para 8 a 12 mil inscritos e R$ 66,00 para acima de 16 mil inscritos.

A autorização para o novo concurso DNIT 2023 foi divulgada no Diário Oficial da União, com um prazo de seis meses para a publicação do edital.

Etapas e Provas

O concurso do DNIT terá três etapas: objetiva, discursiva e análise de títulos. A primeira etapa, a objetiva, abordará conhecimentos gerais e específicos. Haverá conhecimentos básicos e específicos relacionados às disciplinas do edital de abertura para cada cargo.

Além disso, a FGV tem a opção de elaborar uma prova objetiva única para cada cargo, considerando o bloco de conhecimentos gerais. No entanto, as provas de conhecimentos específicos serão diferentes para cada especialidade.

A prova discursiva, a próxima etapa do concurso, versará sobre conhecimentos específicos e incluirá questões relacionadas às disciplinas do edital, bem como uma redação técnica sobre temas relacionados aos conhecimentos específicos.

A avaliação de títulos será classificatória e considerará os títulos de mestrado e doutorado dos candidatos. Além das fases mencionadas, o concurso também inclui um curso de formação com duração mínima de 120 horas.

As provas objetiva e discursiva abordarão o conteúdo programático do edital e serão realizadas em todo o país, com horários baseados em Brasília-DF.

Requisitos por cargos

Confira os requisitos de ingresso nas carreiras do DNIT conforme o último edital:

Analista em Infraestrutura de Transportes

  • Curso superior concluído, em nível de graduação, podendo ser exigida formação em área específica e registro no respectivo conselho de classe.

Analista Administrativo

  • Curso superior concluído, em nível de graduação, podendo ser exigida formação em área específica e registro no respectivo conselho de classe.

Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

  • Ensino médio concluído ou equivalente, podendo ser exigido curso técnico em área específica.

Técnico Administrativo

  • Ensino médio concluído ou equivalente.

Atribuições dos cargos

Os aprovados no concurso DNIT 2023 terão as seguintes atribuições de acordo com o cargo pretendido:

Analista em Infraestrutura de Transportes

  • atividades de planejamento, gerenciamento, pesquisas e estudos, elaboração de projetos, acompanhamento de obras e fiscalização de contratos e convênios, operação e engenharia de tráfego, com vistas na construção, restauração, manutenção e operação da infraestrutura de transportes federal, rodoviária, ferroviária, portuária e hidroviária;

Analista Administrativo

  • atividades administrativas e logísticas de nível superior relativas ao exercício das atribuições do DNIT, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades;

Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

  • suporte e apoio técnico especializado às atividades de planejamento, gerenciamento, pesquisas e estudos, elaboração de projetos, acompanhamento de obras e fiscalização de contratos e convênios, operação e engenharia de tráfego, com vistas na construção, restauração, manutenção e operação da infraestrutura de transportes federal, rodoviária, ferroviária, portuária e hidroviária;

Técnico Administrativo

  • atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das atribuições do DNIT, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Cargos Vagos

Conforme o último levantamento de cargos vagos, disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos, o déficit atual é de 1.757 cargos.

O déficit de servidores conforme o cargo é o seguinte:

  • Analista em Infraestrutura de Transportes – 221
  • Analista Administrativo – 189
  • Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes – 1.318
  • Técnico Administrativo – 29

Último concurso DNIT

Organizado em 2012 pela Esaf, o último concurso DNIT ofertou 1.200 vagas de níveis médio e superior de formação para os cargos de analista em infraestrutura, analista administrativo e técnico de suporte.

As áreas de interesse ofertadas no concurso DNIT foram:

Analista Administrativo

  • área Administrativa
  • área Contábil
  • área Tecnologia da Informação

Analista em Infraestrutura de Transportes

  • Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Geoprocessamento

Técnico Administrativo

  • área Administrativa

Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

  • Estradas
  • Laboratório
  • Topografia 

O certame contou com as etapas de provas objetivas e discursiva, com conteúdos programáticos relacionados às áreas de interesse.

O que é o DNIT

O DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Sua principal responsabilidade é a gestão, fiscalização, manutenção e desenvolvimento da infraestrutura de transportes no Brasil, com foco em rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.

Ele desempenha um papel fundamental na melhoria da infraestrutura de transporte do país, visando a promover o desenvolvimento econômico e a integração nacional. Suas atividades incluem a construção, manutenção e recuperação de estradas, pontes e outras infraestruturas de transporte terrestre, bem como o planejamento e a execução de projetos de modernização e expansão da rede de transportes.

Além disso, o DNIT é responsável pela elaboração de normas e regulamentos técnicos relacionados à infraestrutura de transporte, pela concessão de trechos de rodovias e ferrovias para a iniciativa privada, e pela promoção de estudos e pesquisas no campo da engenharia de transportes.

Em suma, ele desempenha um papel crucial na manutenção e no desenvolvimento da infraestrutura de transporte do Brasil, com o objetivo de garantir a eficiência e a segurança das redes de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos do país.

Resumo Concurso DNIT 2023

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Status: banca contratada/ edital iminente

Banca: FGV

Vagas: 100

Salário inicial: R$ 10.294,64 e R$ 12.812,32

Último edital: DNIT 2012

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ANDRÉ SÓCRATES

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília

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