Concurso UEAP: Técnico em Meio Ambiente – Laboratório

R$1.000,00

 

  • Prepare-se agora para o concurso UEAP Técnico em Meio Ambiente – Laboratório.
  • Seu futuro professor é um dos principais nomes da área ambiental do Brasil e qualificadíssimo para ministrar este curso.

Fora de estoque

SKU: REF-CETESB2023-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1 Categoria: Tags: ,

Descrição

PROFESSORES

Andre Socrates
Saiba mais sobre esse professor

Professor André Sócrates

Analista Ambiental do IBAMA, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília
Há 13 anos trabalhando na área ambiental, André Sócrates ocupou cargos de Coordenador, Coordenador-Geral e Diretor Substituto do IBAMA. Nos dois primeiros anos como analista ambiental, trabalhou com avaliação e aprovação de planos de manejo florestais sustentáveis, projetos de recuperação de áreas degradadas, além de participar da equipe de analistas que auxiliou a implantação do sistema inteligência ambiental brasileiro. Nos cargos de direção, liderou equipes multidisciplinares de complexidade e escala diversas na implementação bem sucedida de programas relacionados à conservação da biodiversidade. Além disso, assessorou Ministros de Meio Ambiente, presidentes e diretores do IBAMA. Desenvolveu, implantou e gerenciou o principal sistema de controle e licenciamento de atividades florestais, o SINAFLOR. Por 1 ano, foi o coordenador de todas as atividades de recuperação das áreas impactadas pelo desastre de Mariana. Hoje é responsável pela agenda de Mata Atlântica do IBAMA e se dedica a compartilhar com seus alunos sua experiência adquirida.
Professor Bruno Bernardo

Professor Bruno Bernardo

Professor Doutor em Engenharia Ambiental
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012), Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) na área de Recursos Hídricos, e Pós-Doutorado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Já foi professor de ensino superior da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em disciplinas da Engenharia Ambiental e Engenharia Civil em alguns semestres entre 2019 e 2021. Atualmente professor de curso preparatório para concursos “Sobre Meio Ambiente”, e com experiência em recursos hídricos, hidrologia, hidrossedimentologia, hidráulica, resíduos sólidos, dentre outros.

CONTEÚDO DO CURSO

UEAP - TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE - LABORATÓRIO:
  • Prof André Sócrates Disponível
    contato (e-mail): andresocrates@gmail.com
  • Prof Bruno Bernardo Disponível
    contato (e-mail): profbrunobernardo@gmail.com
  • Prof Carolina Arantes Disponível
    contato (e-mail): carolina.s.arantes@gmail.com
  • Prof Andreza Aquino Disponível
    contato (e-mail): andrezaaquinop@gmail.com
  • Prof Wagner Santos Disponível
    contato (e-mail): wagnerlrs@gmail.com
  • Aula 1 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Texto)
  • Aula 2 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Linguagem)
  • Aula 3 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Funções da Linguagem)
  • Aula 4 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Gêneros Textuais – Narração, descrição, dissertação e injunção)
  • Aula 5 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Gêneros Textuais – continuação)
  • Aula 6 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Interpretação de Texto)
  • Aula 7 Disponível
    Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. (Interpretação de Texto – Continuação)
  • Aula 8 Disponível
    Emprego do sinal indicativo de crase.
  • Aula 9 Disponível
    Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto.
  • Aula 10 Disponível
    Significação de palavras e expressões.
  • Aula 11 Disponível
    Concordância nominal e verbal.
  • Aula 12 Disponível
    Regência nominal e verbal.
  • Aula 13 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Introdução: Variáveis vs invariáveis; abertas vs fechadas.
  • Aula 14 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Substantivo: comum e próprio; concreto e abstrato; simples e composto; primitivo e derivado; processo de substantivação.
  • Aula 15 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Substantivo: gênero; número; variação.
  • Aula 16 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Substantivo: pluralização, plural metafônico, não contáveis singulares plurais, pluralização dos compostos.
  • Aula 17 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Adjetivos: Simples, Composto, Primitivo, Derivado
  • Aula 18 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Adjetivos: classes modificadas, adjetivação.
  • Aula 19 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Adjetivos: restritivo, explicativo, locução adjetiva.
  • Aula 20 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Adjetivos: variação quanto ao gênero (uniforme, biforme), variação quanto ao número (simples, compostos), valor discursivo .
  • Aula 21 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Artigo
  • Aula 22 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Conjunções
  • Aula 23 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Preposições
  • Aula 24 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Numerais
  • Aula 25 Disponível
    Morfologia de classes de palavras – Interjeição
  • Aula 26 Disponível
    Morfologia (parte 1) – Em PDF
  • Aula 27 Disponível
    Relações de sinonímia e de antonímia.
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos.
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. (parte 2)
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. (parte 3)
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. (parte 4)
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. (parte 5)
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. (parte 7)Exercícios.
  • Fonética Disponível
    Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. (parte 6)
  • Aula 28 Disponível
    Figuras de Linguagem 01
  • Aula 29 Disponível
    Figuras de Linguagem 02
  • Aula 1 Disponível
    Lei 2.231/2017 – Institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores Técnico-Administrativos Efetivos da Universidade do Estado do Amapá – UEAP.
  • Aula 1 Disponível
    História do Amapá: As bases da ocupação colonial da Amazônia. As políticas do Estado português. A economia colonial: mineração, drogas do sertão, o escravismo, o contrabando e as rotas fluviais. Colonização e povoamento nos séculos XIX e XX. A questão das fronteiras entre Brasil e França. A criação do Território Federal do Amapá. Os novos surtos de povoamento e a ampliação do extrativismo mineral. A implantação do Estado do Amapá. Os projetos de colonização estatais e privados. Manifestações populares e sincretismo cultural no Amapá. Patrimônio histórico de Macapá e do Amapá.
  • Aula 2 Em Breve
    Geografia do Amapá: As estruturas físicas e ambientais da região Amazônica.
  • Aula 3 Em Breve
    O Estado do Amapá: componentes do meio físico e ambiental.
  • Aula 4 Em Breve
    Populações e ocupação do espaço: processos migratórios; distribuição de renda; indicadores de qualidade de vida; populações tradicionais. Urbanização e rede urbana. A importância de Macapá.
  • Aula 5 Em Breve
    Atividades econômicas: extrativismo vegetal e mineral; agricultura; indústrias e serviços. As questões socioambientais.
  • Aula 1 Disponível
    1. Desenvolvimento Sustentável
  • Aula 2 Disponível
    1. Desenvolvimento Sustentável (parte 2)
  • Aula 3 Disponível
    2. Ecologia e Meio Ambiente.
  • Aula 4 Disponível
    3. Conservação da Biodiversidade.
  • Aula 5 Disponível
    3. Conservação da Biodiversidade. (parte 2)
  • Aula 6 Disponível
    3. Biologia da conservação (Parte 1)
  • Aula 7 Disponível
    3. Biologia da conservação (Parte 2)
  • Aula 8 Disponível
    3. MATERIAL DE APOIO
  • Aula 9 Disponível
    3. Biologia da conservação: exercícios
  • Aula 10 Disponível
    3. Biologia da conservação: exercícios parte 2
  • Aula 11 Disponível
    3. Exercícios
  • Aula 12 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações – SNUC (Parte 1)
  • Aula 13 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações – SNUC (Parte 2)
  • Aula 14 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações – SNUC (Parte 3)
  • Aula 15 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações – SNUC (Parte 4)
  • Aula 16 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações – SNUC (Parte 5)
  • Aula 17 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000 e Decreto nº 4.340/2002 e alterações – SNUC (Parte 6)
  • Aula 18 Disponível
    4. Unidades de Conservação (Exercício de Fixação)
  • Aula 19 Disponível
    4. Unidades de Conservação (PDF)
  • Aula 20 Disponível
    6.Ecossistemas
  • Aula 21 Disponível
    6. Ecossistemas (parte 2)
  • Aula 22 Disponível
    6. Ecossistemas (PDF)
  • Aula 23 Disponível
    7. Noções de Recuperação de áreas degradadas 1 (Conceitos e Aspectos procedimentais)
  • Aula 24 Disponível
    7. Noções de Recuperação de áreas degradadas 2 (Monitoramento)
  • Aula 25 Disponível
    7. Noções de Recuperação de áreas degradadas 3 (Erosão)
  • Aula 26 Disponível
    7. Noções de Recuperação de áreas degradadas 4 (Voçorocas – conceitos e recuperação)
  • Aula 27 Disponível
    7. Noções de Recuperação de áreas degradadas 5 (Estratégias de Recuperação)
  • Aula 28 Disponível
    7. Exercício de Fixação
  • Aula 29 Disponível
    8. Qualidade da Água (A água na natureza; Propriedades da água; e Usos da água)
  • Aula 30 Disponível
    8. Qualidade da Água (Requisitos de qualidade; Fontes de poluição das águas)
  • Aula 31 Disponível
    8. Qualidade da Água (Parâmetros de qualidade de água)
  • Aula 32 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Parte 1
  • Aula 33 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Parte 2
  • Aula 34 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Parte 3
  • Aula 35 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Parte 4
  • Aula 36 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Parte 5
  • Aula 37 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Parte 6
  • Aula 38 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Exercício de Revisão
  • Aula 39 Disponível
    10. Gerenciamento de Resíduos Sólidos – POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PDF)
  • Aula 40 Disponível
    11. Educação Ambiental – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • Aula 41 Disponível
    11. Educação Ambiental -Exercício de Fixação
  • Aula 42 Disponível
    12. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) – Resolução Conama 01/86 e exercícios
  • Aula 43 Disponível
    12. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) -Resolução Conama 01/1986 – Estudo de Impacto Ambiental – Conama 01/1986 – Estudo de Impactos Ambientais – EIA (fundamento, diretrizes gerais, atividades técnicas, conceito licenciamento Ambiental, atividades modificadoras do meio ambiente e audiências públicas)
  • Aula 44 Disponível
    12. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) -Resolução Conama 01/1986 – Estudo de Impacto Ambiental -Conama 01/1986 – Relatório de Impacto Ambiental (conceitos e conteúdo) e exercícios EIA/RIMA.
  • Aula 45 Disponível
    12. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) -CONAMA 01/86
  • Aula 46 Disponível
    12. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) -Avaliação de Impacto Ambiental – Princípios, Metodologias, Técnicas, Instrumentos (…)
  • Aula 47 Disponível
    14. Licenciamento Ambiental – Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #01
  • Aula 48 Disponível
    14. Licenciamento Ambiental – Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #02
  • Aula 49 Disponível
    14. Licenciamento Ambiental – Conama nº 237/97 – conceito, finalidades , aplicação, Procedimentos para o licenciamento ambiental: etapas, licenças, competência, estudos ambientais, análise técnica, órgãos intervenientes #03
  • Aula 50 Disponível
    14. Licenciamento Ambiental – Conama nº 237/97 – Exercícios Resolvidos #04
  • Aula 51 Disponível
    14. Licenciamento Ambiental – CONAMA 237/97
  • Aula 52 Disponível
    13. Ciclo hidrológico – Hidrologia (Introdução e conceitos)
  • Aula 53 Disponível
    13. Ciclo hidrológico

Este curso inclui

Este curso NÃO inclui