Índice
Alô galerinha concurseira de plantão, temos novidades sobre o concurso de Diplomata: a banca está definida! Isso mesmo galera! A IADES será a banca responsável por organizar o concurso de Diplomata!
O extrato de contrato com o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi publicado no Diário Oficial de hoje, 04 de maio e a contratação se deu por dispensa de licitação. Agora, a expectativa é de que o edital saia em breve.
Confira abaixo o documento, na íntegra:
Vale lembrar que a autorização para o certame foi publicada no Diário Oficial da União de 06 de março, através da Portaria nº 440. O certame visa o preenchimento de 30 vagas para Terceiro-Secretário, que exige nível superior em qualquer área de formação e idade mínima de 18 anos para posse.
Conforme a portaria de autorização, a seleção será composta por prova objetiva e prova escrita, ambas de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas pelo Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores,sendo:
- Primeira fase: prova objetiva – questões de a) língua portuguesa; b) história do Brasil; c) história mundial; d) geografia; e) língua inglesa; f) política internacional; g) economia; e, h) direito.
- Segunda fase: prova escrita – questões de: a) língua portuguesa; e, b) língua inglesa.
- Terceira fase: prova escrita – a) história do Brasil; b) política internacional; c) geografia; d) economia; e) direito; f) língua espanhola e língua francesa.
Além disso, conforme publicação, o tempo entre a realização da primeira prova com a publicação do edital, foi reduzido para 2 meses, devido à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2023. veja abaixo:
Provas Objetivas
A primeira fase será uma prova objetiva composta de questões de:
- língua portuguesa;
- história do Brasil;
- história mundial;
- geografia;
- língua inglesa;
- política internacional;
- economia;
- direito
A segunda fase será composta de prova escrita de língua portuguesa e inglesa. Nesta etapa, haverá nota mínima para aprovação.
Já terceira fase do concurso consistirá em uma prova escrita composta de questões de:
- história do Brasil;
- política internacional;
- geografia;
- economia;
- direito;
- língua espanhola
- língua francesa
Nessa etapa será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas.
Último concurso Diplomata
O último edital do concurso Diplomata foi publicado no dia 16 de fevereiro de 2022, no Diário Oficial da União, entretanto, o Instituto Rio Branco costuma abrir concurso todos os anos para diplomatas. Ao todo, foram ofertadas 34 vagas, sendo:
- 25 para ampla concorrência;
- 07 para candidatos negros e
- 02 para pessoa com deficiência.
O salário foi de R$: 19.199,96 e o concurso foi organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Etapas do concurso último concurso Diplomata
O concurso Diplomata foi composto por três fases:
1ª Fase: prova objetiva
A 1ª fase do concurso Diplomata foi composta de 73 questões, com 4 itens cada para julgamento como certo ou errado.
Foi eliminado do concurso Diplomata o candidato que obteve nota final na prova objetiva inferior a 32,85 pontos, ou não atingiu a classificação definida no edital.
2ª Fase: prova discursiva
A 2º fase foi composta por duas discursivas, uma em português, sobre um tema geral, na qual o candidato teve que redigir uma dissertação de 65 a 70 linhas, onde a banca avaliou os seguintes critérios:
E a segunda, em Inglês, de 45 a 50 linhas, onde a banca avaliou os seguintes quesitos:
3ª fase: provas escritas
Já a 3º fase, foi composta por provas escritas, aplicadas uma a uma sobre as disciplinas abaixo, sendo aplicadas somente aos aprovados na primeira etapa do concurso:
- Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
- Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;
- Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;
- Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;
- Prova de direito, iniciando-se às 9 horas; e
- Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.
Dessa forma, a nota final do candidato aprovado no concurso Diplomata foi igual à soma das notas obtidas nas provas da 2ª e 3ª fases da seleção. Assim, os aprovados também participaram de um curso de Formação para Diplomatas.
Curso de Formação do CACD
O Curso de Formação de Diplomatas (concurso Diplomata) tem por finalidade a capacitação profissional e a avaliação das aptidões e competências dos servidores nomeados para o cargo inicial da carreira de diplomata do Serviço Exterior Brasileiro.
O curso ocorreu em dois ciclos, sendo eles:
I. primeiro ciclo, ocorreu em dois períodos letivos, nos quais foram ministradas disciplinas conceituais e profissionais; e
II. segundo ciclo, com um ou dois períodos letivos, no qual foram ministradas, prioritariamente, disciplinas de caráter profissional e realizadas atividades como viagens de estudo, programas desenvolvidos em cooperação com outras instituições e estágios profissionalizantes na Secretaria de Estado das Relações Exteriores.
Carreira e Remuneração
A carreira diplomática se organiza em seis classes, dessa maneira, o candidato convocado para o Curso de Formação do Instituto Rio Branco (concurso Diplomata) passa a receber o subsídio de Terceiro Secretário:
Requisitos do cargo
O concurso Diplomata exige que o candidato tenha idade mínima de 18 anos e diploma de curso superior, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área de formação.
O que faz um diplomata?
Os integrantes da carreira desempenham diversas ações de caráter diplomático e consular, com foco específico na representação, negociação, informação e defesa dos interesses brasileiros no âmbito internacional.
De fato, é de conhecimento geral que os diplomatas são encarregados de representar o Estado Brasileiro em território estrangeiro, executando atividades de natureza diplomática e consular. Contudo, o diplomata também pode assumir funções em solo nacional, conforme a sua designação.
Após ser aprovado no concurso para Diplomata, o candidato deve frequentar um curso de formação no Instituto Rio Branco (IRBR), cuja aprovação é um requisito fundamental para que o indivíduo seja integrado ao corpo de servidores do Serviço Exterior Brasileiro.
Sobre o Instituto Rio Branco
Fundado em 1946, o Instituto Rio Branco é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo.
O concurso é bastante disputado devido ao alto salário pago, pelo status do cargo e pelo fato de o aprovado ter a possibilidade de morar em vários países, além de aceitar candidatos com nível superior em qualquer área.
Vem ser SOMA!
Por fim, se você se identifica com as atribuições e cargos do concurso para Diplomata e deseja se tornar servidor da carreira, não perca mais tempo! Portanto, comece agora mesmo a sua preparação, com SOMA Concursos você pode! Confira nossas promoções, pacotes e assinaturas! Clique Aqui!
No entanto, quer saber mais sobre este ou outros concursos, então acompanhe nossas redes sociais!
Concurso Diplomata 2023: banca definida!
Status: banca definida
Banca: IADES
Vagas: 30
Cargos: Terceiro Secretário
Lotações: Brasília
Escolaridade: Nível Superior
Remuneração inicial: R$ 19.199,06
Último Edital: Diplomata 2022
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Então acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Assim, você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Portanto, assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Enquanto isso, quer ser aprovado em concurso público estudando com os melhores do Brasil? Então não veja seus amigos e conhecidos serem aprovados e você não, confira agora a nossa assinatura ILIMITADA.