Descrição: O Comitê Setorial de Acesso à Informação da SEMACE afirmou que o edital para o concurso está concluído e em fase de análise pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG.
Índice
TEXTO:
Segundo informações do Comitê Setorial de Acesso a Informação da SEMACE, recebidas com exclusividade pela equipe do SOMA Concursos, o edital do concurso já está pronto e sendo analisado pela SEPLAG – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
Ainda não há uma previsão exata para a publicação do edital, mas espera-se que, findo o processo de análise, o mesmo siga para as etapas seguintes que antecedem sua publicação. Lembrando que a banca organizadora deste certame já está definida e será a IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial Nacional.
O concurso da SEMACE deve ofertar 31 vagas, mais cadastro de reservas, para os cargos de Fiscal Ambiental e Gestor Ambiental segundo informações divulgadas pelo próprio órgão em uma live alguns meses atrás para falar sobre as notícias relacionadas ao concurso.
Para concorrer aos cargos ofertados, será necessário possuir ensino superior nas seguintes formações:
Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Geologia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Tecnologia em Saneamento e Gestão Ambiental, Biologia, Engenharia de Pesca, Química, Geografia, Química Industrial ou Tecnologia em Processos Químicos.
Atualmente, há 17 cargos vagos na SEMACE, sendo 5 de gestor e 12 de fiscal. A Lei reestruturando seus cargos e carreiras foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de setembro de 2021.
O último concurso da SEMACE foi em 2009. Na ocasião foram ofertadas, no total, 122 vagas, distribuídas entre os cargos de Fiscal Ambiental (62), Gestor Ambiental (51) e Procurador Autárquico (9) e foi constituído das seguintes fases:
- a) Para os cargos de Fiscal Ambiental e Gestor Ambiental:
- 1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório
- 2ª Fase: Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório
- b) Para o cargo de Procurador Autárquico:
- 1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório
- 2ª Fase: Prova Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório
- 3ª Fase: Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório
A prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por questões de múltipla escolha, cada uma contendo 5 opções de resposta (de A a E), das quais apenas uma única será correta.
- Fiscal Ambiental
- Língua Portuguesa – 10
- Noções de Informática – 10
- Conhecimentos Básicos – 10
- Conhecimentos Específicos – 30
- Gestor Ambiental
- Língua Portuguesa – 10
- Noções de Informática – 10
- Conhecimentos básicos – 10
- Conhecimentos Específicos – 30
- Procurador Autárquico
- Língua Portuguesa – 10
- Noções de Informática – 10
- Conhecimentos básicos – 10
- Conhecimentos Específicos – 30
Foi aplicada prova Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os candidatos ao cargo de Procurador Autárquico. Esta prova consistiu de 2 questões relativas ao conteúdo de conhecimento específico.
Cada questão valeu 10 pontos, totalizando no máximo 20 pontos. A Prova Discursiva teve 3 horas de duração. Foram aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 10 pontos.
Prova de títulos
Foram convocados para entrega dos títulos os candidatos aprovados na prova objetiva, posicionados dentro do quantitativo de 5 vezes o número de vagas oferecidas. S
Para o cargo de Procurador Autárquico, foram convocados todos os candidatos aprovados na Prova Discursiva. Abaixo é possível verificar os títulos válidos:
A) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de doutorado ou certificado/declaração de conclusão de doutorado, acompanhado do histórico do curso, na área a que concorre ou na área ambiental.
pontuação unitária e máxima: 2,50
B) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado ou certificado/declaração de conclusão de mestrado, acompanhado do histórico do curso, na área a que concorre ou na área ambiental.
pontuação unitária e máxima: 1,50
C) Certificado/Declaração de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu, acompanhado de histórico escolar com carga mínima de 360 horas/aula, na área a que concorre ou na área ambiental.
pontuação unitária e máxima: 1,00
Resumo do Concurso Semace:
Status: Banca Contratada
Banca: IDECAN
Vagas: 31
Salário: R$ 7,8 mil a R$ 9,9 mil
Último edital: Edital Semace 2009
QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS CONCURSOS?
Acompanhe nossas redes sociais e nos siga no Instagram e no nosso canal do Youtube. Lá você confere as últimas novidades sobre concursos públicos e também acompanha nossa programação de aulas gratuitas!
Assine também nosso Newsletter e receba nossos e-mails com novidades, dicas e promoções.
Assinatura Ilimitada!
Que tal ser aprovado no concurso SEMACE estudando com os melhores do Brasil? Confira agora a nossa assinatura ILIMITADA. Vai ficar vendo seus amigos e conhecidos serem aprovados e não fazer nada?